A Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo apresenta: Cultura Geral. Série de palestras que tem como objetivo discutir sobre a contemporaneidade: Um diálogo com a contemporaneidade*

Mosteiro de São Bento

 Na longa trajetória de atuação dos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento de São Paulo, destacam-se a fundação do Colégio (1903) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento (1908). Foi a primeira faculdade livre de Filosofia do Brasil.

Em 1946, a criação da Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, foi feita com base na Faculdade de Filosofia São Bento, como seu núcleo inicial. Em 1959, a Faculdade e uma biblioteca completa foram doadas pelo Mosteiro à PUC. No Mosteiro, continuaram a funcionar cursos internos de Filosofia.

Em 2002, inicia-se uma nova etapa, dando continuidade a esta tradição acadêmica. A nova Faculdade de São Bento abre o curso de Licenciatura em Filosofia. O curso recebeu a aprovação máxima do MEC no ano de 2007. Em todos os exames do ENADE Em que a Faculdade de São Bento participou, sempre recebeu a melhor classificação, se destacando deste modo, como a melhor Faculdade de Filosofia do Brasil.

Mais um avanço acorreu em 2008 quando teve início o curso de pós-graduação, Mestrado em Filosofia.

Em vista de oferecer melhor contribuição para a sociedade paulistana, o Mosteiro de São Bento da cidade de São Paulo, na pessoa de seu Abade, Dom Mathias Tolentino Braga, cria no ano de 2009 a Faculdade de Teologia.  O curso além de possibilitar a formação dos monges e candidatos ao sacerdócio, tem o caráter livre aos leigos. É mais um grande passo cultural e espiritual que os monges beneditinos mais uma vez proporcionam a grande messe do Senhor.  

Mosteiro de São Bento de São Paulo desde 1598 contribuindo na formação humana e cristã da capital paulistana.

Mosteiro de São Bento de São Paulo desde 1598 contribuindo na formação humana e cristã da capital paulistana.

CULTURA

Ora, é inegável afirmar que o Mosteiro de São Bento é um complexo cultural, religioso e espiritual fincado no centro da cidade de São Paulo. Filosofia, artes e espiritualidade representam a tônica cultural das atividades realizadas pelo Mosteiro. Sua Faculdade não foge à receita. Este setor valoriza o intercâmbio com a comunidade, oferecendo uma série de propostas. Além disso, há os diversos cursos livres e de línguas, ajudando ainda mais com seu grande valor cultural e intelectual na formação da sociedade.
As Semanas São Bento de Filosofia reúnem personalidades do Brasil e do mundo para um grande debate acadêmico. O Festival Internacional São Bento de Órgão é expressivo na cena musical, como também os diversos concertos realizados na Basílica do Mosteiro e no Teatro de São Bento.

A Faculdade forma núcleos de estudo e pesquisa, promove o diálogo inter-religioso, organiza palestras e eventos. Trata-se de um ambiente estimulante para a formação dos universitários.

Vale ressaltar a famosa liturgia monástica. Em todas as celebrações litúrgicas ou ofícios, os monges zelam pela tradição da Igreja desenvolvida nestes dois mil anos, tendo destaque o canto gregoriano.

No âmbito cultural, não devemos esquecer da famosa e rica Biblioteca do Mosteiro de São Bento, a mais antiga da cidade de São Paulo. São mais de 100.000 volumes de preservação histórica da sociedade paulistana e da vida e espiritualidade monástica beneditina.

E como a missão da Biblioteca do Mosteiro é contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponibilizando informações científicas nas diversas áreas do conhecimento, integrando, valorizando e estimulando a difusão cultural junto à comunidade, novas iniciativas vão sendo tomadas. 

Eis, portanto, mais um projeto da biblioteca do Mosteiro de São Bento em promover uma série de palestras as quais tratarão de um tema tão pertinente para todos: os problemas contemporâneos. Nada melhor que nomear esta série de palestras como “Cultura Geral”. Pois sabemos que os problemas da contemporaneidade são amplos não estando limitados apenas a uma linha de discussão. Tratar-se-ão de assuntos ligados desde a História, Filosofia, Teologia, Música, Medicina, Teatro, Cinema… Enfim, tudo o que estiver ligado aos problemas contemporâneos. É uma cultura geral que nós beneditinos queremos discutir. 

* Ir. João Baptista Barbosa Neto, OSB

  Conferencistas do Cultura Geral – Um diálogo com a contemporaneidade

(Série de palestras promovida pela Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo) 

Dom Mathias Tolentino Braga, OSB – Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo (14 de Abril de 2009) – A contribuição dos beneditinos na São Paulo contemporâneaProfª Drª Tânia Leme da Rocha Martinez – Médica Cardiologista (13 de Maio de 2009) – Colesterol e Saúde: Mitos e VerdadesProfª Drª Maria Luíza Marcílio – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP (15 de Junho de 2009) – 60 anos de Declaração de Direitos humanos; Prof. Jayme Martins – Jornalista (10 de Agosto de 2009) – Você conhece a China?; Prof. Ricardo Abrahão – Músico e Gregorianista (15 de Setembro de 2009) –  O Canto Gregoriano hoje; Prof. Alfredo Fressias – Professor e Poeta (05 de Outubro de 2009) – Poesia e Conhecimento; Prof. Henrique Marcusso – Psicólogo (16 de Novembro de 2009) – Psicologia no cinemaProfª Msª Sylvie Lagache – Bailarina, Teóloga e Terapeuta Corporal (22 de Fevereiro de 2010) – A Importância do resgate da corporeidade no cristianismo; Profª Msª Cristina J. Dias – Psicóloga socioeducacional (8 de Março de 2010) – Resiliência: Qual o Saber e o Sabor da Superação?; Prof. Dr. Evaristo Eduardo de Miranda – Pesquisador da EMBRAPA Monitoramento por satélite e grande estudioso da cultura judaico-cristã (10 de Maio de 2010) – Corpo território do sagrado: Uma utopia judaica e cristã; Dr. José Henrique  S. de Azevedo,  Drª Lucinda Tashiro e Drª Maria Vanda Andrade da Silva – Analista de Sistemas e advogada (14 de Junho de 2010) – Acordo Brasil-Santa Sé: princípios da laicidade estatal, da igualdade e da liberdade religiosa; Prof. Ms. Gabriel Frade – Teólogo . Membro do GPAAS – Grupo Paulista de Arquitetura e Arte Sacra (13 de Setembro de 2010) – Arquitetura do Espaço Sagrado; Profª Sandra Witkowski – Musicoterapeuta, pesquisadora UNIFESP (18 de Outubro de 2010) – A escuta como “instrumento” do desenvolvimento pessoal humano; Prof. Pe Danilo Mondoni, SJ – Historiador e Teólogo (08 de Novembro de 2010) – Os Jesuítas: Sua influência na cidade de São Paulo e sua herança para a contemporaneidade.

Aguarde Novidades para 2012!

 

11 Respostas to “Projeto Cultura Geral”

  1. Sandive Santana Says:

    PREZADOS

    Gostaria de parabenizar ao Sr, Sr. Abade Mathias Tolentino Braga,do Mosteiro de São Bento de São Paulo, pelo Trabalho ora intitulado Projeto Cultura Geral – Diálogo com a Contemporaneidade.

    Particularmente, quando desejei viver o monastério, imaginei que, o que vejo hoje, manisfeto neste Projeto, fosse possível, pois vida monástica, enquanto espiritualidade contemplativa, deve ter á quem endereçar o produto desta contemplação seja pelas vias da Arte, Técnica, Filosofia ou Ciência, nunca extremamente claustral, pois sendo o homem de Deus e tendo que á Ele retornar pela Ré-ligação, deve ao voltar, que passar pelo mundo em caminhada de iluminamento. Parabéns,Sr Abade… Mais uma vez.

    Cordialmente,

    Sandive Santana

  2. Sandive Santana Says:

    AO MOSTEIRO DE SÃO BENTO/SP
    A/C: Sr. ABADE, DOM MATHIAS TOLENTINO BRAGA E CÓ-PARTÍCIPES DO PROJETO CULTURA GERAL

    PREZADOS

    Desde que passei a comentar os artigos enviados em “POST”, senti alteração em minha qualidade de vida. É muito bom escrever pela manhã.

    Este projeto têm papel importante, não pelo que confecei acima, mas por entender e deduzi sobre as possibilidades de participação social no circuito eclesial e no tocante ao monastério, se figura como começo de uma revolução, aliás, bem a tempo, pois a multifeição do Cristianismo no mundo, está tendendo a mudar e eu estou de olho, pois ante vejo algo bem positivo á humanidade, em especial no aspecto hominizante. Será que um novo ética dever ser acolhida. Creio que sim.

    BEm,… De volta os texto, há alguns dias que estou sentindo falta deste intercâmbio, apesar de uma resposta acolhedora e incentivadora do irmão João Batista. O que está havendo? Diante dos fatos, o que mais está pesando neste momento, é que, inspirado no trabalho de vocês estou incentivando o Padre Martini, Pároco da Igreja de São Tiago Apósotolo, á criar um “blog” quiçá desenvolver uma linha de diálogo com o povo, tal qual fazem aí em São Paulo no Mosteiro. Isso é copiar? Sim, claro que é. Mas se fosse algo ruim, eu mesmo sugeriria melhoras, como não é o caso, gostaria de informar, sobre a falta que me faz, e creio que á muitos outros, que embora não escrevam um só linha, devem ler e refletir sobre, alguns conteúdos, suponho.

    Espero que todos estejam bem, e com inovações á apresentar pelo CULTURAL GERAL, pois um bom beneditino é culto,perfeccionista e elegante, embora humilde e atual consoante os valores e visrtudes Cristãs.

    Fraternalmente,

    Sandive Santana
    Paróquia São Tiago Apóstolo / Lins / RJ

  3. Renata C. Lanzi Dias Campos Says:

    Olá! Sou da cidade de Álvaro de Carvalho, interior de São Paulo. Gostaria de saber se o mosteiro realiza algum trabalho com jovens, pois minha paróquia anda muito necessitada de trabalhos nesse sentido. Obrigado, e que Deus os abençõe sempre. Renata.

  4. Ir. Plácido SE. Says:

    Olá irmãos em Cristo a Paz de Jesus e a Alegria de Maria…
    Sou o Irmão Plácido tenho 18 anos, monge do Mosteiro da Esperança já a 2 anos, fico em Parelheiros – SP e queria saber se à possibilidade de encontrar algum livro de São Plácido, o Santo do meu Onomástico, estou a procura ja a algum tempo e confesso que esta dificil achar algo…rsrsrs
    Por Favor se vocês puderem me ajudar ficaria bastante grato. Que Deus nos abençôe e guarde…Amém!

  5. Marly Mafalda de Oliveira Says:

    Bom Dia Irmão João Baptista

    Quero agradecer-lhes pelo maravilhoso curso “São Paulo: História e fragmentos de uma metrópole” que deixou a todos encantados e conhecendo mais um pouquinho da História da Cidade de São Paulo. Também a competência do Prof. Dr. Paulo de Assunção que maravilhosamente ministrou o curso, respondendo às perguntas prontamente, e a última aula, a visita guiada pelo Centro Histórico da nossa cidade, mostrando detalhes que no dia dia deixamos de ver. Muito Obrigada e espero poder participar de outros cursos super interessantes como este. Deus os abençõem! Marly Mafalda de Oliveira


    1. Olá Marly,

      Fico feliz por sua satisfação e de outras pessoas que a expressaram.
      De fato, o curso foi maravilhoso. Sou da opinião de que todas as pessoas que vivem nesta grande cidade, deveriam fazer um curso como este. Assim, a cidade seria melhor valorizada.

      No futuro teremos outros cursos. Vc será comunicada. Aguarde!

      Ir. João Baptista, OSB

  6. Ricardo Antonio Silva Santos Says:

    Boa noite João,

    Sou Ricardo esposo da Shirley ficamos muito feliz em saber dessa missão que vc. abraçou, vc. não tem idéia o quanto é maravilhoso em vê que o João que sonhava com agente na comunidade de são domingos nas piabas; Parabens Ir. João, vou sempre colocar vc. nas minhas orações.

    aguardo contatos

    Ricardo e Shirley


    1. Olá Ricardo!
      Obrigado pelo carinho e apoio. Continue rezando por todas as vocações!

      Ir. João Baptista, OSB

  7. Lucas Stippe Says:

    Prezados, o meu nome é Lucas Stippe, sou de Sangão-SC, estou estudando essa matéria para um concurso público, e com certeza, isso vai me ajudar e muito!!

    Abraços!!

  8. Lucía Says:

    Poderiam me mandar a programação para os próximos messes?
    Obrigada!

  9. Maria Inês Says:

    Olá, parabéns pela iniciativa que humaniza esta grande metrópole.
    Gostaria de receber a programação cultural deste segundo semestre de 2012.
    Abraços
    Maria Inês

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s