“Ora et Labora!” Muitos conhecem o lema dos monges beneditinos: “Oração e Trabalho”. São Bento ao escrever a Santa Regra entende que a vida do monge seja a oração e o trabalho, uma vez que, a ociosidade é inimiga da alma. Assim, no mosteiro são divididas diversas funções para atender as necessidades da comunidade e os monges possam viver em harmonia. Deste modo, em certas horas do dia, devem ocupar-se os monges com o trabalho manual, e em outras horas com a leitura espiritual.

 

O Mosteiro de São Bento de São Paulo tem a preocupação de seguir com afinco e fidelidade à regra. No ano de 1999 o Mosteiro passou a oferecer ao público bolos, pães, geléias, biscoitos, cujas receitas são seculares, e estavam guardadas no arquivo da abadia. Tais iguarias já alimentaram até o Papa Bento XVI, quando de sua visita ao Mosteiro em Maio de 2007.

 

Já são mais de uma década de trabalho e sucesso, fazendo com que, em Junho de 2009 a padaria do Mosteiro de São Bento de São Paulo, ao completar 10 anos abrisse sua primeira filial.

Vale lembrar, ainda, que a loja não funciona como um café nem tem espaço para consumo no local. Além disso, os mesmos produtos serão encontrados na loja do próprio Mosteiro, no Centro de São Paulo, onde são produzidos.

A forma de preparar estes quitutes monásticos só é transmitido a um outro monge para que se continue cumprindo o que escreveu S. Bento: “são verdadeiros monges, se vivem do trabalho de suas mãos”.

As receitas têm origem européia e pouca adição de açúcar. São bolos macios como o dos Monges, que combina ameixa, damasco, vinho canônico (utilizado nas missas) e açúcar mascavo, ou pães como o São Bento, com base de mandioquinha. Vem do Século XVIII a receita do Santa Escolástica, um bolo suiço com nozes, maça e canela, disponível ainda em versão individual. Merece atenção especial Benedictus, o pão de mel, com toque de geleia de damasco, à venda ao lado de vistosas garrafas de mel. Entre outras opções estão o Bolo Dom Bernardo –receita francesa preparada nas festas litúrgicas à base de café, chocolate, conhaque, nozes, pêssego e gengibre. Há Outras opções deliciosas que quem comparecer à Butique MOSTEIRO poderá encontrar e maravilhar-se.

Todos os produtos estão à venda na loja do Mosteiro. Domingo logo após a missa das 10h;
de segunda a sexta no horário de 7h às 18h; e sábado de 7h30 às 12h.

Loja Centro (Mosteiro):

Largo de São Bento, s/nº, centro, (11) 3328-8799, Metrô São Bento

Loja Jardins:

Rua Barão de Capanema, 416, Jardim Paulista, (11) 3063 – 0522.

Loja Virtual:
www.padariadomosteiro.com.br

16 Respostas to “Padaria”

  1. Luiz Eugênio Rossa Beltrami Says:

    Por gentileza, como faço para adquirir um volume das Regras de São Bento ? Fui ssinante do Pergunte e Responderemos, tenho saudade …


    1. Prezado Luiz,

      A Regra de São Bento pode ser encontrada facilmente nas livrarias. Procure em livrarias católicas. Lá encontrarás a RB em várias edições.


  2. Senhores muito bom dia gostei imenso a este site em particular a loja virtual certamente sempre que eu tiver algum tempo estarei aqui . obrigada !


    1. Heloisa,

      o bom gosto é divino. Obrigado pelo comentário!

  3. REGINA HELENA DO CARMO Says:

    DELÍCIAS DO MOSTEIRO.

    Os produtos produzidos pelo Mosteiro são deliciosos, a geléia de damasco , da pura fruta é divina.
    As embalagens são de capricho e bom gosto.
    Eu gosto muito de presentear meus amigos com alimentos , e os produtos do mosteiro são uma boa opão.
    Parabens a todos que com suas mãos e coração nos brindam com tantas delícias.
    Obrigada.
    REGINA HELENA DO CARMO


    1. Querida Regina,

      muito obrigado por fazer parte de nossa família.
      Continue nos ajudando e leve o bom gosto e as delícias beneditinas a seus amigos!

  4. Eder Nordini Says:

    Por favor , onde consigo um exemplar do livro Gradual monástico. Gostaria de adquirir. Grato.

    eder. lucius_n@yahoo.com.br


    1. Prezado Eder,

      O GRADUALE ROMANUM é um livro importado. vc poderá encontrá-lo na Abadia de s. Pierre Solesmes – França.
      Poderá encontrar tb – fazendo encomende – na Livraria Loyola, em São Paulo.

  5. Irmão Lucas Says:

    Caríssimos Irmãos, como faço pra achar o breviarium romanum no brasil? existe? Também sou monge. Muito Obrigado. Pax!!!

    1. Edivaldo Says:

      Tenho um exemplar do breviarium romanum de 1936 dado de presente a alguma familia por alguem de cargo importante na igreja ja q tem a dedicatoria e o telefone do viale vaticano90 tel378949 quero vende-lo apesar precisar de uma pequena restauracao ainda esta em bom estado.vou vender pois esta se acabando no meio dos meus livros edirodriguessampaio1975@gmail.com

  6. Regina T C O H Says:

    Bom dia!

    Por gentileza, há uma loja virtual para compra de terços e medalhas?
    Muito obrigada, desejo-lhes uma excelente semana!
    Regina 🙂

  7. Téka Assunção Says:

    Olá , Bom Dia ! Minha pergunta é : Se as ” Monjas”, as “Irmãs”, obtiveram a receita do “Bolo de Santa Escolástica “, de alguém, no passado, então por quê ?é um segredo guardado à Sete chaves, e não divulgado ? ? ? Eu gostaria de aprender fazer; e nesta época Natalina, presentear os queridos amigos e parentes. Obgda, Téka ( O bolo é delicioso !).

  8. Jucyana Salum Says:

    Estive hoje na igreja São Bento e gostei muito da missa, canto gregoriano e a missa com o órgão de tubos. Gostei tbém dos pães,cup cakes e pão de mel, são verdadeiras delícias .Que Deus abençoe as mãos de todos os monges que participam da preparação destas iguarias. Abços, Jucyana

  9. Edivaldo Says:

    Eu tenho um breviarium romanum de 1936 com uma dedicatoria de alguem de cargo importante na igreja tem uma assinatura e o telefone 378949 viale vaticano90 para uma familia gostaria de vende-lo ja q esta se acabando entre meus livros.tem q restaurar mas apesar do tempo ainda esta em bom estado esta em latim .por ser parte da historia passo a alguem q de o valor nescessario a este exemplar.edirodriguessampaio1975@gmail.com

    1. Edivaldo Says:

      Spbre o breviarium o meu email e edrodriguessampaio1975@gmail.com

  10. Ignazia buffone Says:

    Gostaria de saber mais da história do mosteiro de São Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s