Café Filosófico: Um instante de reflexão ao tomar um bom café * 

É impossível negar que o café faz parte da cultura brasileira, desde muito tempo. Eis os livros de História que não me deixam mentir, quando nos lembram das grandes fazendas e plantações de café no Século XIX.  

Já há algum tempo, os eruditos e amantes da sabedoria fizeram uma combinação que vem dando certo: Os cafés filosóficos. 

Herança européia, quando os cafés parisienses eram ponto de encontro entre intelectuais e poetas, assim também como na capital portuguesa, mais precisamente no Chiado, Fernando Pessoa refletia sobre o assunto “da hora”, diante de uma xícara de café, também nós paramos para entrar em contato com o pensamento humano, refletindo a respeito dos problemas atuais e da própria filosofia. 

A Faculdade de São Bento de São Paulo, com uma tradição centenária em filosofia – Foi fundada em 1908, sendo a 1ª Faculdade de Filosofia do Brasil – juntamente com o Instituto Jacques Maritain promovem o Café Filosófico São Bento. 

Tal café é espaço de diversas reflexões acerca de questões que envolvem o comportamento do indivíduo diante das mudanças no mundo contemporâneo. O café ainda visa não apenas discutir sobre os problemas propostos, mas, sobretudo, buscar respostas para os mesmos, assim como o fez em sua época o filósofo humanista cristão Jacques Maritain. 

A persistência da memôria - Salvador Dali

A persistência da memôria - Salvador Dali

O Mosteiro de São Bento de São Paulo sempre teve um papel preponderante na História paulistana, não perdendo, desde sua fundação em 1598, a promoção dos valores cristãos pela Fé e pela Verdade. 

Ressalto que o café filosófico não é um momento de descontração, mas sim um instante impar de reflexão filosófica. 

O Café Filosófico São Bento acontece às últimas Segundas -Feiras de cada mês no Café Girondino, na esquina da Rua Boa Vista com a Rua São Bento no Centro de São Paulo. 

*Ir. João Baptista Barbosa Neto, OSB 

 Programação – 2011

  • “Arte e Espiritualidade” – 28 de Março de 2011 – Prof. Dr. Dom Eduardo Uchôa Fagundes Junior (Faculdade de São Bento);

 

  • “A relação entre a natureza humana e o conceito de mal radical em Kant” – 25 de Abril de 2011  –  Prof. Dr.  Oswaldo Giacóia Júnior;

 

  •  “Justino mártir e a relação entre judeus e cristãos: seculo II” – 30 de Maio de 2011 – Prof. Ms. Daniel Marques Giandoso;

 

  • “Ética: raiz do humano, coração da sociedade” – 27 de Junho de 2011 –  Prof. Dr.  Fr. Nilo Agostini;

 

  • “O ente e a essência de Santo Tomás de Aquino” – 29 de Agosto de 2011 – Prof. Dom João Evangelista Kovas, OSB;

 

  • “A fenomenologia em Edith Stein” – 26 de Setembro de 2011 – Professora Ângela Agnes Bello, da Universidade Lateranense de Roma;

 

  •  “Extraordinária liderança de Gandhi” – 31 de Outubro de 2011 – Professora Elisabete Santana -Instituto Palas Athena (na semana de Gandhi);

 

  • “Anselmo e Tomás: filosofia e teologia negativas?” – 28 de Novembro de 2011 – Jean Lauand.

 Este evento será transmitido on-line pela “Sala Virtual” do Instituto Jacques Maritain do Brasil. Os interessados poderão participar com perguntas e comentários. Para tanto, deverão inscrever-se, enviando e-mail manifestando o interesse e aguardar endereço e senha de acesso na Internet.

As vagas para a “Sala Virtual” são limitadas.

 

O Café Filosófico São Bento acontece no Café Girondino das 17:00h às 19:00h.

Confirmar presença via e-mail: maritain@maritain.org.br

Visite o Site do Instituto Jacques Maritain do Brasil: http://www.maritain.org.br/

27 Respostas to “Café Filosófico”

  1. Edson Eduardo Says:

    Bom dia,
    gostei muito da programação e das atividades realizada pela biblioteca, mas senti falta dos horários do café filosófico e das conferências.
    Aguardo contato.
    Obrigado,
    Edson Eduardo.

  2. Peter Greiner Says:

    Peço o obséquio de me indicar se e como posso acessar as duas últmas conferências do “Café Filosófico” expostas por Magno Vilela e por Alina Torres Monteiro.

    Obrigado,

    Peter Greiner

  3. Roseane Sousa Says:

    Olá,

    Tenho interesse em participar do Café Filosófico e caso vocês possuam um programação para o ano de 2010, por favor, enviem-me para que eu possa comparecer ao evento!?

    Obrigada!

    Roseane

    1. Cultura Geral Says:

      A programação do Café Filosófico 2010 logo estará em nosso site. fiquem atentos para as novidades.

  4. jacenilda da silva santos costa Says:

    gostária de saber se a programção do café filosófico é aberto para o publíco em geral?

    1. Cultura Geral Says:

      Olá Jacenilda!

      Que bom que se interessa em participar de nossos evento.
      Sim, o café filosófico é aberto ao público. o Próximo terá como tema “Liberdade e compromisso no existencialismo de Sartre” – 29 de Março de 2010 – Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva (USP e Faculdade de São Bento).
      O Café Filosófico São Bento acontece no Café Girondino à Rua Boa Vista, em frente ao Mosteiro, às 17:00h.
      Aguardo sua presença.

      Ir. João Baptista, OSB

  5. Bruno Alves Says:

    Quero saber se é preciso fazer reserva para participar do café filosófico?

    1. Cultura Geral Says:

      Olá Bruno!

      Sim, é preciso confirmar presença para que possamos nos organizar melhor.
      O Café Filosófico São Bento acontece no Café Girondino, em frente ao Mosteiro, sempre às 17:00h.
      Só paga o que se consome.

      CONFIRMAR PRESENÇA: priscilapozzoli@gmail.com

  6. Paulo Tarso de Oliveira Pereira Says:

    Sou formado em filosofia pela Universidade Claretiana de Rio Claro, e moro em São Pedro, interior de São Paulo. E gostaria de saber se a programação de 2010 poderia ser colocada ou até enviada com antecedência? Para que eu pudesse organizar um pequeno grupo.

  7. cristina nichimura faria Says:

    Eu gostaria de saber se é necessário se inscrever para participar das palestras do café filosófico e se é fornecido a quem participa um certificado e gostaria de saber também se as palestras são gratuitas?

    1. Cultura Geral Says:

      Olá Cristina!

      Sim, é necessário confirmar presença no evento. Também fornecemos o certificado de participação, sendo que este só poderá ser entreguw no evento posterior. Se participar do Café Filosófico de Abril, por exemplo, seu certificado só será entregue no Café Filosófico de Maio.

      Para confirmar presença, entrar em contato com Priscila Pozolli via email: maritain@maritain.org.br

      Aguardaremos sua presença.


  8. Pena morar tão longe, penso que gostaria de participar de algum destes eventos realizados em 2010! De qualquer modo, tentarei voltar outras vezes para visitar o site… Abraços alados!

  9. Otoniel Says:

    Muito bom a vida no mosteiro São Bento. é tudo de bom ver fotos e textos e assuntos sobre vocês que estão no mosteiro. Que Jesus possa iluminar a todos e que o pai Bento vos dê toda sabedoria.

  10. ananegrini Says:

    Paz e Bem! ano que vem, será o décimo de divulgação da devoção à Nossa Senhora do Café, no Brasil. Faço este trabalho, com muita perseverança,humildade,simplicidade e verdade, por acreditar na evolução da devoção mariana. Nossa Senhora das Conquistas evoluiu para Nossa Senhora do Rosário, assim como penso ser Nossa Senhora do Café, uma evolução de Nossa Senhora Aparecida. Uma, vinda da água,no século XVIII, outra, da terra, no século XXI, remete ao fato comum da evolução das devoções marianas. A devoção à
    Nossa Senhora do Café, muito incipiente, ainda, no Brasil, poderá, com o tempo, ganhar a abrangência de uma ecorreligião e de uma consciência agricultora que “renove a face da terra”. Tenho trabalhado e estudado para aprofundar e desenvolver este assunto. Vou me organizar para confirmar presença no Café Filosófico. Sem pretensão. Para aprender. Fiel servidora, em Cristo. ananegrini.

  11. mary Says:

    gostaria de ser avisada de programacoes do cafe filosofico obrigada


  12. Mary gosta de café e da cultura que se relaciona com ele, deduzi do comentário que fez. Tomara tome conhecimento da devoção a Nossa Senhora do Café!Há de ver, se o fizer, pela leitura do livro que conta Sua história( Edições Loyola), que o cafezinho agrega pessoas na fé e transmite muito de Brasil.


  13. Olá Prezados amigos irmãos e camaradas da fé!
    O café da fé ou a fé com café? Sou pastor-missionero do ramo presbiteriano a mais 30 anos, as vezes eu leio as mensagem que são escritas por vocês, gosto disto. Eu gostaria de fazer-lhes uma pergunta: O que é a vida em um mosteiro? Como é isto?
    Abraços fiquem na paz do Senhor!

  14. Ana Lucia dos Santo Says:

    Sou estudante do curso de filosofia, estou interessada nas palestra e pretendo me increver para a apróxima, porem gostaria de saber se vcs dão certificado para ser apresentada na minha faculdade.
    Grata


    1. Olá Ana Lucia!

      Todas a todos os participantes das palestras do mosteiro, inclusive do café filosófico são oferecidos certificados.

      Ir. João Baptista, OSB

  15. Rafael Nascimento Says:

    Me interessei demais pelos conteúdos apresentados.
    Como faço pra me inscrever?


    1. Olá Rafael!

      Para se inscrever no Café Filosófico é só enviar e-mail para: maritain@maritain.org.br

  16. Neusa Maria Marques Giandoso Says:

    Seria possível fornecer a cópia da gravação da palestra do Prof.Ms. Daniel Marques Giandoso, do dia 30/05/2011? Grata.


    1. prezada Neusa,
      solicite tal documento junto a direção do café filosófico pelo e-mail: maritain@maritain.org.br

  17. Maria Aparecida Allen Santos Vailati Says:

    Boa noite! Estava muito ansiosa em participar do café filosófico e pensei que seria possível em julho, já que estou em férias (sou professora), porém olhando a programação, pude perceber que em julho não haverá palestra. Que pena!!! Por quê?

    Agradeço pela atenção e aguardo resposta.
    Maria Aparecida


    1. Prezada Maria Aparecida,

      Nos meses de férias as atividades da Faculdade de São Bento são interrompidas.

  18. Berenice Cruz Says:

    É uma pena mesmo, meu nome é berenice, estou fzendo uma experiência maravilhosa, estou compartilhando um pouco de filosfia numa escola no ensino fundamental, do prieiro ao quinto ano,está sendo um a experiencia maravilhosa.


  19. Gosto de participar do café filosófico.. próximo encontro sobre KANT. Imperdível !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s