Gaetano Brancati Luigi cumprimenta o papa Bento 16, durante encontro na Praça de São Pedro, no qual o pontífice recebeu o Marco da Paz.

Diário do Comércio – Novembro de 2011

 
Eduardo Fiora*
 
Diante de milhares de fiéis que compareceram à tradicional audiência papal quartas-feiras, na Praça São Pedro (Roma), Bento 16 recebeu, ontem, o Troféu Marco da Paz das mãos do assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Gaetano Brancati Luigi. 
 
“Foi uma emoção muito forte presentear o papa com a miniatura do Marco da Paz”, disse Luigi, ainda com a voz embargada, logo após o término da cerimônia. “Ele agradeceu o presente e ainda pude contar que a cidade (italiana ) de Assis, terra de São Francisco, recebeu o monumento Marco da Paz. Vi nos seus olhos  uma expressão de pura felicidade”.
 
O ritual da audiência geral não permite que os presentes oferecidos pelas delegações sejam entregues diretamente ao papa. Ao lado do pontífice, encarregados do cerimonial recebem as homenagens, mostrando-as a Bento XVI, que conversa rapidamente com cada líder das comitivas que se dirigem à gigantesca praça que circunda da Basílica de São Pedro.
 
A delegação da Associação Comercial de São Paulo formada por representantes da entidade, amigos de Luigi e pelo vereador Gilberto Natalini (representando a Câmara Municipal) ocupou área espacial e ficou muito próxima ao palco onde Bento XVI conduziu a audiência papal. O aperto de mãos entre Luigi e o papa deixou a comitiva da ACSP bastante emocionada. O gesto simbólico de luta pela paz foi bastante aplaudido e ovacionado por todas as 70 pessoas da delegação brasileira.
 
* O jornalista viajou a convite da comitiva