Por Simone Maximo

Alunos, professores, profissionais da área e inúmeros convidados estiveram presentes na manhã de hoje, 11, no Teatro do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, para prestigiar o novo trabalho do professor Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, um dos nomes mais conhecidos no campo da filosofia medieval no Brasil.

O livro Um mestre no ofício: Tomás de Aquino, publicado pela PAULUS, é uma introdução ao filósofo e visa a ajudar as pessoas que não têm um conhecimento aprofundado sobre o pensador, mas desejam compreender as suas ideias. “A primeira parte faz uma apresentação da vida intelectual e acadêmica de Tomás de Aquino; a segunda trata sobre a Suma de Teologia, sua obra mais difundida. Foi um desafio escrevê-la, pois os textos medievais têm uma construção e um vocabulário muito diferentes do que usamos atualmente, exigindo razoável esforço para traduzi-los de forma breve, compreensível e atraente”, explicou o autor.

Para Guilherme Fernandes, professor de computação e aluno do curso de Patrística, o livro veio em bom momento. “Já tentei ler sobre Tomás de Aquino, mas tive grandes dificuldades. Estava precisando de uma boa introdução para depois dar continuidade”, disse.

Foto: Irmão João Batista Barbosa Neto e o autor durante o lançamento

Entre os presentes estava o irmão João Batista Barbosa Neto, bibliotecário e produtor cultural do Mosteiro de São Bento, que destacou a qualidade deste trabalho e o comprometimento da editora em publicá-lo. “Tomás de Aquino é o filósofo oficial da Igreja, por isso estamos sempre analisando e lendo suas obras. A PAULUS foi muito feliz”, afirmou.

Após o momento dos autógrafos, os presentes participaram de uma palestra com o autor. A apresentação foi feita pelo professor Djalma Medeiros, que também ressaltou a qualidade do trabalho. “Neste livro, o professor Carlos Arthur conduz o aluno pela mão, para que ele possa adentrar o pensamento de Tomás de Aquino e perceber toda a sua riqueza filosófica e religiosa.”

Um mestre no ofício: Tomás de Aquino pertence à coleção Como Ler Filosofia, conhecida por reunir títulos de qualidade e autores renomados, como Renold Blank, Antônio Joaquim Severino, Monica Aiub, entre outros. Seu objetivo é apresentar obras que incentivem o acesso das pessoas a assuntos importantes dessa área do conhecimento.

Vendas: (11) 3789-4000 / www.paulus.com.br / e nas demais livrarias