Os usuários de ônibus na cidade de São Paulo testarão algumas novidades enquanto esperam pelos coletivos a partir de quinta-feira. Os testes acontecerão na rua da Consolação, esquina com a Paulista, na região central.

A informação é da reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição deste domingo – 30 de Outubro de 2011 – da Folha de São Paulo.

Entre as novidades está a lixeira com sinal sonoro, iluminação inteligente (que controla a luz conforme a presença de pessoas) e conexão Wi-Fi (sem fio) para celular. O acesso à internet ainda estará restrito às informações do próprio ponto de ônibus, mas a SPTrans ainda pretende abrir a consulta aos outros sites.

Além disso, quando a umidade do ar estiver baixa, um climatizador tentará aliviar a sensação de desconforto no ponto. Quem não souber seu itinerário não precisará perguntar na banca de jornal –poderá usar um painel interativo, com tela sensível ao toque, que permite a consulta das linhas de ônibus.

A proposta começará na rua da Consolação, mas, em seguida, os equipamentos farão rodízio em outras regiões. A cidade tem 19 mil pontos. No primeiro alvo da experiência, existem câmeras para combater vandalismo.