Aluna da Faculdade de São Bento, a bailarina Célia Gouvêa é homenageada pela contribuição ao mundo da dança – TV Cultura

Anunciamos com alegria que nossa aluna e amiga Célia Gouvêa terá seu trabalho exibido na TV Cultura em que se fará um depoimento público sobre sua tragetória e obra.

Denominado “Registro e memória da dança”, trata-se de documentário em que personaldades da dança brasileira contam sua história em depoimento público e Canteiros de Obras, material que revela o processo de trabalho das criações da São Paulo Companhia de Dança. São duas séries que serão exibidas pela TV Cultura e distribuídas a bibliotecas e universidades.

O Programa tem o patrocínio do Itaú Cultural.

Homenagem: Célia Gouvêa entre Iracity Cardoso e Inês Bogéa

A São Paulo Companhia de Dança – criada e mantida há três anos pelo Governo do Estado de São Paulo – realiza, além da circulação e produção de espetáculos e de projetos educativos e de formação de plateia, ações de registro e memória da dança. Entre elas está a série de documentários Figuras da Dança, concebida pelas diretoras da companhia, Inês Bogéa e Iracity Cardoso, em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Nos dias 29 de outubro e 5 de novembro, à 0h15, a TV Cultura exibe dois títulos inéditos da série: Célia Gouvêa e Ana Botafogo.

CÉLIA GOUVÊA (1949) | A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra – Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra – Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão, Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, Teatro Guaíra, e outras. No exterior, coreografou para nomes como: All Angels Theatre Troupe, de Nova York; Escola Superior de Dança de Lisboa e Companhia de Dança de Lisboa, Portugal; Lyon 5ême e Francheville, na França. É membro fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.

Mais uma vez, parabenizamos a arte e o reconhecimento pelo trabalho de Célia Gouvêa!