Mosteiro paulistano acolhe com alegria nova abadessa

Aconteceu neste Domingo, 09 de Outubro de 2011, a Bênção Abacial de Madre Escolástica Ottoni Mattos, 4ª Abadessa do Mosteiro de Santa Maria de São Paulo.

O evento aconteceu na igreja do referido mosteiro, tendo como presidente da celebração o Cardeal Dom Odilo Scherer. Contou com a presença do Arquiabade da Bahia e Presidente da Congregação Beneditina Brasileira, Dom Abade Emanuel d’Able do Amaral, do Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Matthias Tolentino Braga e demais abades beneditinos. Também abrilhantaram a celebração, as abadessas da congregação beneditina brasileira, monjas e monges de diversos mosteiros do Brasil e monjas do Mosteiro de Santa Escolástica de Buenos Aires, Argentina – primeiro mosteiro fundado pela Abadia de Santa Maria.

Com a igreja lotada, Dom Odilo concedeu a Bênção demonstrando contentamento com a nova abadessa e a comunidade de Santa Maria.

Em ação de graças foram aclamados os versos das “Laudes Hincmari” – antigas aclamações que exaltam o acontecimento e são feitos pedidos a Deus.

Foi um momento de partilha e fraternidade.

Com o lema para o governo daquela abadia: “COM FERVENTÍSSIMO AMOR, Madre Escolástica, eleita no último dia 06 de Agosto, solenidade da Transfiguração do Senhor, torna-se a 4ª abadessa daquele mosteiro, substituindo a Madre Maria Teresa Amoroso Lima, OSB.

O Mosteiro de Santa Maria foi fundado  na região da Av. Paulista em 24 de Novembro de 1911, eregido em  Abadia a 25 de Janeiro de 1918 e transferido para nova sede na Zona Norte de São Paulo, em 26 de Novembro de 1976.

Fotos: Dom Afonso Vieira, OSB

À Madre Escolástica, ternamente amada, presença do Cristo no Mosteiro: amor ferventíssimo, feliz entrada no segundo centenário, aumento da boa grei.

Vinde ajudá-la!

Ouvi-nos, ó Cristo!