Jornal Metro News – 25 de Agosto de 2011

Marcela Fonseca

Programa bem paulistano e familiar, todo último domingo de cada mês os monges beneditinos do Mosteiro de São Bento, no Centro, abrem as portas de um dos mais importantes símbolos da história da Capital para um ‘brunch’ após a celebração da missa. Atividades culturais e uma visita às dependências do Mosteiro também estão dentro do disputado roteiro. 

O valor do convite é de R$ 140 por pessoa. As vagas são limitadas: apenas 250 convidados, mas a diferente programação, que conta a cada edição com uma nova atração cultural, um novo menu e chef, já tem fila de espera. O brunch que acontece neste domingo, 28, e que contará com a participação da orquestra do Instituto Callis, composta por 12 jovens, que interpretarão clássicos da música erudita, como Grieg, Mozart, Handel e Bach, já está com os convites esgotados.

“Por ser um passeio completo há procura continuamente. E sempre estamos esgotados com dois, três meses de antecedência. Há sempre lista de espera e nossa expectativa é tentar realizar dois brunchs por mês”, disse Alessandra Paciullo, proprietária da Múltipla Eventos, empresa responsável pela organização.

Segundo Alessandra, a ideia é ampliar o atendimento a partir de setembro. “Isso fará com que as pessoas esperem por cerca de um mês e meio, e não mais três meses”, afirmou.

Roteiro sugere missa, refeição e visita pelo prédio

Embora não faça parte efetiva da programação, o visitante recebe a orientação de assistir à missa, que tem canto gregoriano antes do passeio. “Indicamos a todos os convidados que compareçam antes à missa que, por si só, já é bastante diferente”, diz Alessandra Paciullo.

Terminada a missa, uma atração cultural. “Pode ser um canto de coral, uma exposição”, diz. Em seguida o bufê é servido. E acompanhado por um monge, o grupo visita o prédio. “A cada evento fazemos uma visita diferente. Entre os pontos está a sala de visita do Papa, o anfiteatro do Mosteiro e a capela. A clausura não é aberta à visita”, explicou. Parte da verba arrecada é destinada a obras sociais. “Estamos tentando restaurar a capela do Mosteiro”, concluiu.

Serviço – Mosteiro São Bento – Largo de São Bento, s/no. – Centro – Em frente à Estação São Bento do Metrô. Informações e reservas pelo telefone: (11) 2440-7837.