Congresso Estadual de Educação Católica vai reunir especialistas

Bispos reunidos na congregação para a educação católica na Santa Sé

A ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) vai reunir a tradição, a inovação e o empreendedorismo durante o Congresso Estadual de Educação Católica, que será realizado entre os dias 1 a 3 de setembro, em São Paulo.

Promovido para mantenedores, diretores, coordenadores, professores, técnicos do ensino básico e superior — além de outros profissionais interessados no tema —, o Congresso tem a finalidade de propiciar reflexões sobre a missão do educador que atua nas Instituições Católicas, com o propósito de contribuir para uma educação humana, libertadora, ético, cristãos de excelência.

O evento contará com uma agenda extensa de programações, entre palestras e grupos temáticos. Para as palestras, a ANEC convidou especialistas do segmento para debater uma diversidade de temas, como o Dr. Rudá Guedes Moisés Ricci (cenário sócio-econômico e político brasileiro); o Dr. José Oscar Beozzo (cenários da Igreja Católica no Brasil); o Dr. João Edênio Reis Valle (Escola Católica: excelência acadêmica e evangelizadora); o Dr. João Batista Libânio (Educação Católica: Interface Tradição, Inovação e Empreendedorismo); a Drª. Maria Clara Lucchetti Bingemer (teologia da educação); a Drª. Selma Garrido Pimenta (função social da educação: desafios e possibilidades); Profª Drª Guiomar Namo de Mello (Cenário da Educação Brasileira); e o Dr. Nivaldo Luiz Pessinatti (ser educador cristão em tempo de inovação).

As inscrições para participar do evento já podem ser feitas através do site da ANEC. Até o dia 30 deste mês, o valor da inscrição para os associados é de R$ 215,00 e R$ 270,00 para não associados. O evento será realizado no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo.

Grupos temáticos — Além das palestras, os participantes poderão participar de grupos temáticos durante o Congresso Estadual. São dezenas de grupos, diferentes temas e um rol de convidados renomados, como a Profª. Ms. Rose Mara Gozzi e a educação infantil; a Drª. Elvira de Souza Lima ensino fundamental: caminhos para a intervenção educativa, com o apoio da Neurociência e outros conhecimentos; o Dr. Nilson José Machado e a identidade do ensino médio: desafios e possibilidades; a Profª Drª Maria da Glória Marcondes Gohn com a palestra sobre a Educação não formal; a Drª. Marly das Neves Benachio e a formação inicial e continuada do profissional da educação; Ir. Adriano Brollo e o Ensino Superior e Pastoral Universitária; o Prof. Ms. Marcos Frizzarini e a gestão educacional; o Dr. Dilnei Giseli Lorenzi e a educação, empreendedorismo e plano de desenvolvimento estratégico; a Profª Drª Claudia Coelho Hardagh e as Tecnologias Educacionais; Célio Ballona Junior e a comunicação e educação em rede; e o Ir. Israel José Nery e a educação e novas espiritualidades em tempos de mudanças.

Também participarão dos grupos temáticos o Prof. Ms. Christian de Paul de Barchifontaine e a educação, bioética e cidadania; a Profª. Ms. Sônia de Itoz e o Dr. Sérgio Junqueira e a escola em Pastoral — avanços e desafios para a Missão Educativa; a Profª. Márcia Lima Ferreira e a relação em família e escola: impasses e possibilidades; o Dr. Renato Júdice de Andrade e a Profª. Ms. Maria Zélia Dias Miceli e a escola e avaliação em larga escala; as professoras Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbin e a motivação da leitura de uma obra de arte e o perfil do professor; o Dr. Márcio Coelho e a Profª Ana Favaretto e a música na escola; e o Prof. José Boeing em pedagogia do cuidado — escolas de perdão e reconciliação. Cada grupo terá um número máximo de vagas disponiblizadas.

 

Tema: Educação Católica: Tradição, Inovação e Empreendedorismo

Data: 1º a 03 Setembro de 2011.

Local:  Colégio Salesiano Santa Teresinha. Rua Augusto Tolle, 575- (Entrada da Faculdade) – Bairro S. Teresinha –  São Paulo/SP 

Objetivo:  Propiciar reflexões sobre a Missão do Educador que atua nas Instituições Católicas, a partir das temáticas de Tradição, Inovações da Educação e Empreendedorismo, com o propósito de contribuir para uma Educação humano-libertador-ético-cristãos de excelência.

Público-alvo: Mantenedores,  Diretores, Coordenadores, Professores, Técnicos do Ensino Básico e Superior e outros Profissionais interessados no tema.

Forma de pagamento das inscrições: Boleto Bancário (não serão aceitas outras formas de pagamento)

Atenção: Devido a quantidade limitada de vagas em cada grupo temático, o participante não poderá trocar o grupo em que se inscreveu.

Inscrições até o dia 31/08

Para inscrições em grupo, somente o responsável pela Instituição poderá efetuar as Inscrições.

O valor investido não será devolvido sob nenhuma hipótese.

Informações: Tel.: (11) 3825-7126       –      Email:  anec.sp@anec.org.br