Exposição sobre país africano é atração na PUC-SP

Será inaugurada no Museu da Cultura da PUC-SP, no dia 2 de agosto próximo, a exposição fotográfica “Angola. Um Processo de (Re)construção social”,  do catalão Rubens Villanueva Rodriguez.

 As fotos ilustraram a tese Comunicação para o Desenvolvimento como apoio à projetos de Ajuda Humanitária em sociedades pós-conflito, defendida nas Ciências Sociais da PUCSP, por Clara Pugnaloni, curadora da mostra. A origem da tese foi a ação em campo, como consultora internacional de Comunicação para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação ( FAO), da autora em Angola. A exposição tem o apoio da Ación contra el Hambre – Espanha e da Faculdade de Ciências Socais.

As fotos são o resultado de três anos de vivência em Angola de Villanueva o que permitiu a descoberta de zonas de uma beleza inigualável, ainda selvagens, e totalmente despovoadas. A isto, acrescenta o fotógrafo e sociólogo, soma-se “a decadência dos resquícios duma época colonial apagada a base de balas e bombas, que mistura-se com a autenticidade de um povo que trata de novamente se por de pé.”

A riqueza do forte produtor de petróleo e diamantes do continente africano, a diversidade étnica de Angola, e o alto grau de isolamento em que grupos tradicionais tem vivido desde os anos de guerra oferecem uma oportunidade única e incomparável para a análise sociológica e antropológica. Além de belíssimas imagens.

Serviço:

Inauguração: 2 de agosto de 2011 às 19h

Exposição: de 3 à 16 de agosto das 14hs às 19hs

Museu da PUCSP

agendamc.worpress.com

Rua Monte Alegre, 954  – Perdizes – Sâo Paulo

telefones:  11 36708559  – 11 36708331

Mais informações:

clarapugnaloni@gmail.com

(11) 8288-9182 (51) 8488-5901