Tradição aliada à inovação

O Mosteiro de São Bento de São Paulo integra a vida religiosa e cultural da cidade desde sua fundação, em 1598. O local era o mesmo onde se localizara a antiga taba do cacique Tibiricá.
Na longa trajetória de atuação dos monges beneditinos em São Paulo, destacam-se a fundação do Colégio (1903) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento (1908). Foi a primeira faculdade livre de Filosofia do Brasil, sendo o embrião da atual PUC de São Paulo, no ano de 1946. Em 1959, a Faculdade e uma biblioteca completa foram doadas pelo Mosteiro à PUC. Em 2002, inicia-se uma nova etapa, dando continuidade a esta tradição acadêmica. A nova Faculdade de São Bento com o curso de Licenciatura em Filosofia vem recebendo a aprovação máxima do MEC nos últimos anos. Em todos os exames do ENADE em que a Faculdade de São Bento tem participado, sempre recebeu a melhor classificação, se destacando deste modo, como a melhor Faculdade de Filosofia do Brasil.

Mais um avanço acorreu em 2008 quando foi aprovado pelo MEC o Mestrado em Filosofia

Em vista de oferecer melhor contribuição para a sociedade paulistana, o Mosteiro de São Bento da cidade de São Paulo, na pessoa de seu Abade, Dom Mathias Tolentino Braga, cria no ano de 2009 a Faculdade de Teologia. O curso além de possibilitar a formação dos monges e candidatos ao sacerdócio tem o caráter livre aos leigos.

CULTURA

O Mosteiro de São Bento é um complexo cultural, religioso e espiritual fincado no centro da cidade de São Paulo. Filosofia, artes e espiritualidade representam a tônica cultural das atividades realizadas pelo Mosteiro. Sua Faculdade não foge à receita. Este setor valoriza o intercâmbio com a comunidade, oferecendo uma série de propostas, ajudando ainda mais com seu grande valor cultural e intelectual na formação da sociedade. As Semanas São Bento de Filosofia reúnem personalidades do Brasil e do mundo para um grande debate acadêmico. Trata-se de um ambiente estimulante para a formação dos universitários.

O mosteiro teve uma visita ilustre em Maio de 2007. O Papa Bento XVI foi motivo de grande alegria e destaque naquele ano.

Em 2011 mais novidades. Abertura dos cursos de MBA no Mosteiro de São Bento em parceria com o INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação).

Agora o Mosteiro de São Bento de São Paulo oferece MBA sobre ética e liderança. São programas de até 88 semanas, com mensalidades de até R$ 800.

Assista ao vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1547851-7823-MOSTEIRO+DE+SAO+BENTO+DE+SAO+PAULO+OFERECE+MBA+SOBRE+ETICA+E+LIDERANCA,00.html

O Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), cujos MBAs estão pelo 10º ano consecutivo entre os melhores do país no ranking da Revista Você S/A, da Editora Abril, o Mosteiro de São Bento, no Centro de São Paulo, oferecerão aos executivos e empresários tal modalidade de cursos.

A parceria, que remete ao best seller O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança, do norte-americano James C. Hunter, estende agora ao Centro de São Paulo os MBAs há décadas consolidados pelo INPG na Região Sul da cidade. Serão oferecidos a partir do próximo semestre cursos em Finanças e Controladoria, Gestão Empresarial, Mercado de Capitais, Direito Empresarial e Direito e Gestão Tributária, utilizando o conceito do líder servidor, que é uma das principais propostas da regra monástica.

Para saber mais:

http://inpg.edu.br/?onde_estamos/2/unidade/23/