Primeiro Mosteiro Beneditino feminino das Américas completa 100 anos em Novembro de 2011

Dom Miguel Kruse OSB – (1864 – 1926) – Abade do Mosteiro de São Paulo no Brasil, foi quem solicitou um Mosteiro de monjas na capital do Estado de São Paulo a ser incorporado na Congregação Beneditina do Brasil. Sendo atendido na sua solicitação, Dom Miguel entrou em contato com a Abadessa da Abadia de Stanbrook na Inglaterra, e ficou combinado que uma vocação brasileira iria fazer sua formação monástica em Stanbrook e traria a fundação para o Brasil. Assim combinado, assim se fez.

14 de setembro de 1907: Chegava a Stanbrook a vocação brasileira, designada, Ana Abiah da Silva Prado, para fazer a sua formação monástica e, que recebeu o nome de Irmã Gertrudes Cecília da Silva Prado.

28 de setembro de 1911: Partiram de Stanbrook para a fundação, no Brasil, em São Paulo: três monjas inglesas, a Irmã Gertrudes Cecília (fundadora) e mais três vocações brasileiras que também foram para Stanbrook.

Embarcou no vapor “Aragon” o pequeno grupo fundador, rumo as águas brasileiras, tendo com Prioresa a inglesa Dame Domitila Tolhurst. Madre Domitila, segundo os planos de Deus, não chegou a desembarcar no Brasil porque devido a uma epidemia, faleceu no vapor, já em águas brasileiras, tendo sido enterrada no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Foi lançada no céu a primeira pedra da fundação.

18 de outubro de 1911: A Abadessa de Stanbrook, Madre Cecília Heywood nomeou como nova Prioresa da fundação a vocação fundadora Irmã Gertrudes da Silva Prado.

24 de novembro de 1911: Data da fundação do Mosteiro de Santa Maria. O grupo fundador chega a São Paulo e é instalado no Mosteiro. Iniciou o Louvor Divino na primeira fundação feminina de monjas beneditinas no Brasil e na América Latina.

25 de janeiro de 1918: Um breve do Santo Padre Bento XV eleva o Mosteiro de Santa Maria a dignidade de Abadia, incorporando-o à Congregação Beneditina do Brasil e nomeando sua primeira Abadessa a Madre Gertrudes Cecília da Silva Prado OSB.

08 de abril de 1918: Festa da Anunciação – transferida – Bênção Abacial de Madre Gertrudes Cecília. Esta Abadessa e Fundadora, governou a Comunidade até 1944. Faleceu aos 10 de março de 1944. Sucedeu-lhe com Abadessa a Madre Rosa de Queiroz Ferreira, OSB (1944 – 1978).

1 de Julho de 2011: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus – Falece às 08:00h a Abadessa Madre Maria Teresa Amoroso Lima, OSB.

Antigo Mosteiro de Santa Maria (região da Paulista)

O Mosteiro foi fundado na região da Av. Paulista em 24 de Novembro de 1911, eregido em  Abadia a 25 de Janeiro de 1918 e transferido para nova sede na Zona Norte de São Paulo, em 26 de Novembro de 1976.

Fundações diretas da Árvore Mãe:
>1941: Mosteiro de Santa Escolástica na Argentina
>1949: Mosteiro de Nossa Senhora das Graças em Belo Horizonte – Minas Gerais
>1960: Mosteiro da Santa Cruz – em Juíz de Fora – MG
>1974: Mosteiro Nossa Senhora da Paz – São Paulo.

Dessas quatro fundações surgiram:
06 Mosteiros na Argentina
13 Mosteiros no Brasil

Rezemos pela Abadia de Santa Maria na escolha de sua nova abadessa em seu jubileu de 100 anos.