25ª Semana de Liturgia

03 a 07 de outubro de 2011

Liturgia e Juventude: uma proposta de formação mistagógica

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população jovem (15 a 29 anos) atingiria o contingente de 51 milhões de pessoas em 2010. É um tempo histórico, pois o maior número de jovens registrados nos estudos quantitativos.
Falar, pois de juventude exige atenção às diferentes maneiras de ser jovem e também às diversidades de experiências que estes/as jovens trazem na vida e nas relações. Os estudos atuais convidam a falar de juventudes e não mais de juventude, devido ao mosaico da grande diversidade juvenil que está sendo construído ao longo das últimas décadas. A vivência religiosa é um dos aspectos que compõe esse mosaico.

Os documentos do CELAM e da CNBB, sempre tem insistido numa atenção especial à juventude.

Em 2013 celebraremos o cinquentenário da Constituição Sacrosanctum Concilium (SC) sobre a Sagrada Liturgia, do Concílio Vaticano II, que desencadeou todo um processo de rejuvenescimento da Igreja mediante a reforma e o incremento da liturgia.

Neste ano de 2011 temos a alegria de celebrar a 25ª Semana de Liturgia, onde procuramos responder sempre aos objetivos e princípios da SC, especialmente no que tange à formação litúrgica e à vivência da liturgia.
Nota-se hoje uma intensa busca de espiritualidades, principalmente entre os jovens. A liturgia oferece um caminho próprio para uma espiritualidade cristã cada vez mais autêntica e sadia.

Objetivo
Capacitar os participantes da 25º semana de liturgia para a formação litúrgica com a juventude.

Objetivo específico
Construir uma proposta metodológica de formação litúrgica com a juventude, a partir da realidade juvenil e de uma fundamentação teológico-litúrgica, no espírito do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino Americanas e Caribenhas.
Destinatários
Jovens que estão atuando com a pastoral litúrgica: nas comunidades, nas pastorais de juventudes e nos movimentos; pessoas que trabalham com jovens (dos Institutos e Centros de formação para jovens; formadores/as de casas de formação e seminários; das paróquias e comunidades); agentes da pastoral litúrgica em geral.

Duração
A Semana de Liturgia iniciará com o almoço do dia
03, ao meio-dia, e terminará no dia 07, ao meio-dia,
incluindo o almoço.
Pedimos que todos estejam do início ao fim da Semana.

Vagas
Estamos oferecendo 200 vagas.

Local

Centro de Pastoral Santa Fé
Via Anhanguera km 25,5 s/n
São Paulo /SP – 05276-000
Fones: (11) 3916-6200 / 3911-0191
E-mail: pastoral@uol.com.br
www.santafeeventos.com.br