Trata-se de primeiro contato de um Papa com astronautas no espaço por meio de conexão via satélite

AFP – 21 de Maio de 2011

Papa Bento XVI conversa com tripulantes da ISS por meio de videoconferência

O Papa Bento XVI conversou neste sábado com os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), no âmbito da última missão do Endeavour, na primeira conexão via satélite mantida por um Papa com o espaço.

“Bem-vindo a bordo da Estação Espacial, sua Santidade”, afirmaram ao Papa os comandantes da ISS e do Endeavour, enquanto os demais tripulantes acenavam para o Papa, que respondeu com um sorriso e um aceno.

Bento XVI, falando a partir da biblioteca do Vaticano, destacou “a valentia, a disciplina e o compromisso” dos astronautas, antes de perguntar a eles sobre sua vida no espaço e sua percepção do mundo. “Quando vocês contemplam a Terra aí de cima, se perguntam sobre a maneira como as nações e os povos vivem juntos ou como a ciência pode contribuir para a paz?”, perguntou o pontífice.

“Daqui não se veem as fronteiras”, respondeu o comandante Mark Kelly.A conversa teve uma duração de 20 minutos.O ônibus espacial americano Endeavour, com seis astronautas a bordo (um deles italiano) se acoplou à ISS no dia 18 de maio.