Núncio Apostólico esclarece a Diplomacia Pontifícia e o acordo Brasil/Santa Sé

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, lançou nesta quinta-feira (19), em São Paulo, o livro “Diplomacia Pontifícia – Acordo Brasil – Santa Sé – Intervenções”. O evento foi promovido pela Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP), realizado no Palácio da Justiça de São Paulo.

Participaram da cerimônia, entre outros, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; o Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Matthias Tolentino Braga, OSB; o presidente da CJLP, desembargador Marco Antônio Marques da Silva; e, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador José Geraldo Barreto Fonseca.

Após a sessão de lançamento, dom Lorenzo autografou o livro, como manda o costume.

O livro

Na primeira parte, o livro apresenta a diplomacia pontifícia, detalhando a atuação da Santa Sé no plano internacional. A segunda parte aborda o acordo internacional entre o Brasil e a Santa Sé – relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil e que foi assinado no Vaticano em 2008 e promulgado no Brasil em fevereiro de 2010.

O livro também está recheado de reflexões culturais do núncio sobre diversos temas de interesse jurídico. A terceira e última parte é uma análise sobre como a Santa Sé entra no campo acadêmico-jurídico. São apresentados trechos de participações do núncio em fóruns, seminários e debates jurídicos e acadêmicos, em intervenções nos campos cultural, jurídico e filosófico.

“Diplomacia Pontifícia – Acordo Brasil/Santa Sé – Intervenções”. Editora: LTr, 248 p.