Desde sua fundação, em 1598, o Mosteiro se destaca na formação moral e intelectual de várias gerações. Esta longa história e grande tradição acadêmica são hoje colocadas a serviço da iniciação de todos aqueles que buscam refletir sobre o Mistério de Deus, em continuidade com sua fé e em vista do exercício da vida cristã como consagrados, na Igreja, ministros ordenados ou não, ou então, simplesmente, como cristãos no mundo.

Com instalações modernas e um projeto organizacional bem definido, o Mosteiro de São Bento vem novamente dar a São Paulo e à Igreja uma contribuição cultural ímpar, desta vez através dos estudos teológicos, concebidos a partir das raízes monásticas ainda hoje vivas na Igreja.
O Curso de Teologia da Faculdade de São Bento atende às exigências eclesiásticas para a formação sacerdotal. Permite, pois, a formação qualificada de todos os cristãos, religiosos, religiosas e seminaristas, chamados a viver no seio da Igreja.

A graduação em Teologia apóia-se num conjunto interdisciplinar de disciplinas agrupadas em cinco áreas: 1. Sagrada Escritura; 2. Teologia Sistemática; 3. Teologia Moral; 4. Liturgia e Direito; 5. História do Cristianismo, abrangendo a vida e a doutrina do cristianismo através dos séculos.

O estudo da Teologia funda-se na experiência de fé, capacita para o discurso sobre a Realidade Transcendente que dá sentido à vida humana e prepara para a realização pessoal de cada um, como cidadão do Reino e pessoa ativa na sociedade, aliando liberdade e responsabilidade, na família, na vida profissional, nas comunidades e na sociedade, através das associações intermédias.

O ”discurso sobre Deus” valoriza o contato direto com a grande Tradição teológica e espiritual da Igreja. Situa-se na rica tradição monástica da lectio divina e do empenho estudioso que se inspira na Regra de São Bento, cujo espírito se resume no ora et labora, oração e trabalho.

 Venha para a Faculdade de São Bento!

Para saber mais: http://www.saobento.org.br/