TV Santana entra no ar em caráter experimental

 

A Região Santana está lançando esta semana, em caráter experimental, a sua IPTV. Padre Valdevir Cortezi, responsável pelo empreendimento, explicou o sentido de se criar uma TV via internet utilizando a mais moderna tecnologia: “O objetivo da TV Santana é, além de fornecer uma programação voltada à evangelização, servir para divulgar conhecimentos, pois terá uma biblioteca virtual onde as pessoas poderão optar por assistir vídeos de formação sobre catequese, Bíblia, família, bioética e também lazer”.

A TV Santana começará, com quatro horas de programação, retransmitindo a programação em outros horários. “A meta é logo estarmos com programação 24 horas no ar. Para isso, a Região Episcopal Santana tem investido em equipamentos e treinamento de pessoal para utilizar essas novas tecnologias”, diz Padre Valdevir.

“A Região Santana teria a opção de implantar uma WebTV, como comumente é chamada a TV via internet, para sua TV Santana, ou seja, colocar uma programação no site e as pessoas teriam acesso a essa programação. Como o sistema de banda larga não é ainda muito confiável no Brasil, nós teríamos aquilo que é comum se ver num vídeo que assistimos no site YouTube, as imagens e sons parando diversas vezes, o que faz com que as pessoas desistam de ficar no site. Assim, a região resolveu investir no IPTV, cuja a qualidade de transmissão é semelhante à da TV a cabo”, diz o diácono Francisco Gonçalves que atua na equipe de implantação da TV.

A principal diferença entre IPTV e WebTV é que enquanto esta última é televisão pela internet, transmitindo áudio, vídeo e aplicação sobre IP (Internet Protocol) sem garantia de qualidade de serviço, o IPTV tem uma conexão que é efetivamente banda larga até o setup Box (como aparelho da Net e da TVA, por exemplo) ligado à televisão. Assim, um usuário que possua esse aparelho pode receber em seu televisor uma transmissão de alta qualidade. No entanto, mesmo quem não possui o site www.tvsantana.com.br e dependendo das condições de sua conexão pode assistir a TV Santana com razoável qualidade.

A grade de programação envolve desde as palavras do cardeal Dom Odilo Scherer (programa que é transmitido pela Rede Vida), de Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Região Satana, a uma série de programas envolvendo catequese, Bíblia, musicais, cozinha criativa, pastorais, etc. Clero e leigos comandam diversas atrações.

Acesse e veja o primeiro programa piloto “A Voz do Pastor”:

http://www.regiaosantana.org.br/site/?secao=conteudo&from=lateral&pagina=TV+Regi%E3o+Episcopal++Sant%27Ana&cod=45