Jovens católicos se reunirão em Agosto de 2011 com o Papa Bento XVI em Madri, Espanha

Faltando menos de 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, Espanha, cerca de 340 mil jovens de mais de 170 países já se inscreveram para o encontro que acontecerá entre os dias 16 a 21 de agosto com o Papa Bento XVI.

Segundo o Comitê Organizador da Jornada, os trabalho de preparação em Madri entram em sua reta final. O diretor executivo da JMJ 2011, Yago de la Cierva, recordou que em janeiro deste ano deixou-se a fase de planejamento para começar a implementação dos planos realizados de acordo com a Santa Sé e com as três administrações públicas envolvidas.

O diretor explica que para confrontar todos os preparativos com a necessária dedicação, sete departamentos se dividiram em 16 áreas operativas envolvendo “muitas pessoas, a maioria delas voluntários de tempo integral ou parcial”.

O objetivo principal, para os organizadores, é “que os jovens encontrem em Madrid uma cidade acolhedora e passem dias inesquecíveis”.

Yago de la Cierva indicou também que o selo desta JMJ será jovial e ao mesmo tempo mostrará a cultura e a religiosidade espanhola. “Tudo deve estar enraizado nos 20 séculos de tradição católica deste país”, ressalta.

A JMJ de Madrid terá início no dia 16 de agosto com uma Missa inaugural seguida de diferentes atos até a chegada do Papa no dia 18, na Praça de Cibeles.

Durante esses dias, Santo Padre terá também encontros com professores universitários, religiosas, seminaristas, voluntários, deficientes físicos e enfermos.

Enquanto isso, o programa cultural da JMJ ocupará as ruas e os diversos cenários que oferece a capital espanhola com mais de 300 atividades. Assim, museus como O Prado serão cenários de exposições e itinerários pictóricos.

As catequeses ocorrerão entre os dias 17 e 18 de agosto em mais de 200 igrejas de Madrid, onde bispos de todo mundo se encontrarão com os jovens.

Como parte dos preparativos, neste domingo, 8, foi realizado um encontro com famílias que acolherão os jovens e voluntários, no Madrid Arena.