Comunidade católica Polonesa organiza missa especial no bairro do Bom Retiro

Como todos bem sabem, a cidade de São Paulo é famosa pela acolhida de imigrantes de várias partes do mundo. Na década de 30 do Século passado vieram à megalópole brasileira várias comunidades polonesas em busca de uma vida melhor.

Domingo, 1º de Maio, a colônia polaca estará em festa, pois um ilustre polonês será beatificado na basílica de São Pedro, no Vaticano: Karol Wojtyla, mais conhecido como Papa João Paulo II.

A comunidade católica polonesa celebrará uma missa, às 11h, em comemoração a beatificação do Papa peregrino. A missa festiva, que terá elementos da cultura polonesa, como cantos na língua pátria, será presidida pelo ex-bispo auxiliar de São Paulo, Dom Antônio Celso de Queiroz – bispo emérito de Catanduva – , na Capelania Polonesa em São Paulo (na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – rua Três Rios, 75 – Bom Retiro). A missa também é organizada pelo Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo.

Após a missa, será apresentada uma exposição dedicada ao pontificado do Papa Polonês.

Desde 1934, migrantes poloneses se reúnem na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para celebrar sua fé católica. Padre Andrzej Wojteczek (Padre André) é o capelão polonês em São Paulo desde 2008.

YouTube fará transmissão ao vivo

A transmissão, com início às 5h do dia 1º de maio (horário de Brasília), poderá ser acompanhada pelo canal www.youtube.com/johnpaul2, criado pelo Vaticano para homenagear o pontífice. A transmissão também estará disponível no site www.vatican.va/video. Outras redes sociais, como Twitter e Facebook, também terão um grande poder de propagação do evento. As iniciativas podem ainda ser seguidas através do site www.pope2you.net.

Acompanhe a programação da Beatificação de João Paulo II no Vaticano:

Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal arcebispo de São Paulo, representará a CNBB na cerimônia de beatificação. Roma aguarda mais de um milhão de pessoas.