Em 2010 Papa Bento XVI incentivou padres e religiosos a criarem blogs como meio de evangelização

 

Os Pontifícios Conselhos para Cultura e das Comunicações Sociais realiza no dia 2 de maio um encontro de blogueiros no Vaticano.

O objetivo é permitir um diálogo aberto entre blogueiros e representantes da Igreja.

 Além disso, o evento também abre espaço para dividir experiências dos blogueiros e as exigências daqueles que atuam nesse meio. A Igreja deve aproveitar o encontro para divulgar novas iniciativas que estão sendo preparadas no âmbito da internet.

 Nas duas sessões previstas, serão apresentados alguns dos pontos centrais para dar início a uma discussão aberta a todos os participantes.

Na primeira, cinco blogueiros, representantes das diversas áreas linguísticas, apresentarão temas específicos de importância geral. Na segunda, o relato das pessoas empenhadas nas estratégias de comunicação da Igreja, que apresentarão as suas experiências de trabalho com os novos meios de comunicação, e também as iniciativas para um encontro eficaz entre a Igreja e o mundo dos blogueiros.

 Entre os participantes estarão presentes o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho de Cultura, Dom Cláudio Celli, Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e da Rádio Vaticana. Um dos aspectos mais importantes do encontro será de oferecer a oportunidade de novos contatos e de abrir novas possibilidades de interação.

Como participar

O encontro será um dia depois da beatificação de João Paulo II, que deve atrair a Roma muitos blogueiros. O convite é aberto a todos mas, para participar, é preciso enviar um e-mail para blogmeet@pccs.it e indicar o link do próprio blog. Há 150 lugares vagos com o desejo de haver uma representação de toda a blogosfera.

A credencial e os detalhes do evento serão feitos segundo critérios linguísticos e geográficos, o tipo do blog (institucional, privado, mais de um blogueiro ou pessoal).

Haverá tradução simultânea em italiano, espanhol, francês, polonês e inglês.

Informações: http://www.radiovaticana.org/index.html