Parte do acervo foi doado pela ASBRAP enriquecendo ainda mais a biblioteca mais antiga de São Paulo

Biblioteca Genealógica de Lisboa - Mosteiro de São Bento de São Paulo possui uma das mais importantes bibliotecas genealógicas do país

Desde a criação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP, em 2 de agosto de 1993, sempre acalentou o sonho de organizar uma biblioteca genealógica, de caráter nacional, para usufruto de associados e de pesquisadores em geral.

A preocupação com a pesquisa genealógica já é realidade em diversos países. Em Portugal há amplo acervo em genealógia em bibliotecas e arquivos, sendo exemplo a ser seguido.

Graças aos esforços da diretoria da ASBRAP e da cooperação ilimitada do Professor Dr. Dom Carlos Eduardo Uchôa Fagundes Junior, OSB, diretor da Faculdade de São Bento, foi criada uma Biblioteca Genealógica ligada a ASBRAP. A associação já efetuou a transferência de quase 700 obras – já catalogadas no Mosteiro -, entre livros e revistas, de História e de Genealogia, referentes ao Brasil, e de alguns países do exterior, ao acervo da biblioteca do Mosteiro de São Bento, no coração da cidade de São Paulo. Vale lembrar que a biblioteca do Mosteiro já abrangia a àrea genealógica, sendo esta agora enriquecida pela doação da ASBRAP.

A Biblioteca Genealógica já está disponível ao público, respeitadas as normas e horários do Mosteiro de São Bento, que visam a melhor conservação do seu acervo. Brevemente a relação da Biblioteca Genealógica da ASBRAP constará em nosso site.

A bibliografia existente sobre a história política, social, religiosa, econômica e genealógica é extensa e tem como objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores de História, Genealogia e demais ciências afins, de todo o território nacional, bem como integrá-los com os arquivos de fonte primária existentes no país.

Conclamamos aos associados, pesquisadores  e amigos que façam doações à Biblioteca de Genealogia de livros e de revistas de Genealogia e de História, verificando antes se os mesmos já não constam da relação do Mosteiro.

Para tal, entrar em contato via e-mail: biblioteca@mosteiro.org.br

Mosteiro é cultura!