O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) abriu nesta sexta-feira (11), com a presença do cardeal arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer, a exposição temporária intitulada “CRUX, CRUCIS E CRUCIFIXUS – O UNIVERSO SIMBÓLICO DA CRUZ”.

Exibindo diversos crucifixos do próprio acervo do MAS, como também de outras instituições, a exposição forma um conjunto artístico e histórico, de diversos períodos, estilos, tamanhos, materiais e nacionalidades, dando a oportunidade ao visitante de conhecer os diversos tipos, a história da cruz e seu importante papel no cristianismo e em diversas culturas.

A exposição também conta com obras cedidas pelo Mosteiro de São Bento, inclusive uma relíquia da cruz de Cristo, que foi introduzida no museu por Dom Odilo, marcando a abertura da mostra. A relíquia foi trazida em procissão do mosteiro pelo abade, Dom Mathias Tolentino Braga, junto com seus monges. A abertura teve início no próprio Mosteiro de São Bento com a missa da Santa Cruz entoada com canto gregoriano e órgão. Entre os fiéis estavam a diretora do MAS, Sra Mari Marino, o Sr. Conselheiro Marçal e oblatos do Mosteiro. Em seguida, todos sairam em procissão  seguindo o trajeto da Rua Florêncio de Abreu, até a Av. Tiradentes, local do Museu. A mostra acontece entre os dias 11/3 a 22/5.

Paralela a esta exposição, temos outra, denominada  “As Dores” com peças do Museu de Arte Sacra de São Paulo, no Mosteiro de São Bento. A exposição fica aberta até 24 de Abril de 2011 e a entrada é franca.

Informações:

Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo – SP – Brasil

(Próximo à estação Tiradentes do Metrô)

Telefone: (11) 5627-5393

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h (bilheteria até as 17h30)

Estacionamento gratuito no Museu, na Rua Jorge Miranda, 43

Anúncios