Na abertura do ano letivo de 2011 a Faculdade de São Bento de São Paulo promove duas palestras sobre obras do Doutor Angélico, Tomás de Aquino.

O evento acontecerá na próxima Terça-feira, 1º de Fevereiro às 10h. Os palestrantes serão o Prof. Dr. Carlos Artur Ribeiro do Nascimento e o Prof. Dr. Francisco Catão.

Na ocasião será lançado o livro “Comentário à Ave Maria” (In Salutationem Angelicam Expositio) de Santo Tomás de Aquino, pela Musa Editora. A obra acaba de sair em edição bilíngui Latim/português . 

In Salutationem Angelicam vulgo Ave Maria Expositio (expositio, explicação literal ou comentário, Comentário à Ave Maria) segue os moldes da exegese dialética de seu tempo, dividindo a Saudação Angélica em três partes: a primeira, feita pelo Anjo, a segunda, por Isabel, mãe de João Batista, a terceira, acrescentada pela Igreja: ‘Maria’, pois o Anjo dissera ‘Ave, cheia de graça’.” Expõe-se assim as principais verdades da religião cristã sobre a Mãe de Jesus.

Maria recebeu graças e privilégios por causa de Cristo. Maria é a nova Eva que nos trouxe o Autor da vida, Maria é figura e Mãe da Igreja. Eis por que a Ave Maria, que condensa o principal da pessoa e da Mãe do Senhor, é, depois do Pai Nosso, a mais cara e bela oração dos cristãos.

O poeta Dante nos faz ouvir Gabriel Arcanjo entoá-la no Paraíso, alternando sua Saudação com os coros bem-aventurados que se enchem de luz e claridade ao louvar a Virgem Mãe.

Dos anjos o primeiro, que viera,
cantando ‘Ave, Maria, gratia plena’,
Ante Maria as asas estendera.

e quello amor che primo li` discese,
cantando ‘Ave, Maria, gratia plena’,
dinanzi a lei le sue ali distese.

(Dante Alighieri, A Divina Comédia, Paradiso, XXXII, 94-96)

O Doutor Angélico pondera que Deus poderia reparar a natureza humana por muitos outros modos. Ele, porém conclui que pela Encarnação “Deus manifestou sua Sabedoria ao solucionar do modo mais belo o mais difícil dos problemas”.

Anúncios