Dom Abade Matthias Tolentino Braga celebra Missa de Ação de Graças no TCM

Dom Abade e seus monges no Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Dom abade Matthias Tolentino, da Ordem de São Bento, celebrou a tradicional Missa em Ação de Graças, pelo ano de 2010,  no Tribunal de Contas do Município de São Paulo,  no dia 16 de dezembro, concelebrada pelo padre Hewaldo Trevisan.

Ao iniciar a celebração, Dom abade lembrou aos presentes o duplo sentido da cerimônia religiosa, “agradecer a Deus pelas graças alcançadas ao longo de 2010 e, ao mesmo tempo, rogarmos ao senhor para que continuemos a corresponder  às suas graças,  com a capacidade de renovarmos  a esperança no ser humano e com o propósito de convivermos melhor, com dom misericordioso do perdão”, falou Dom abade Matthias.

Durante a liturgia, o Coro dos monges beneditinos entoram cantos gregorianos e o Coral dos Servidores do Tribunal de Contas alternaram seus cantos. Dentro do Mosteiro de São Bento, uma instituição instalada no Largo de São Bento desde 1598, o canto gregoriano é uma prática da oração baseada no texto bíblico. “É um estilo de música que brota do próprio texto da palavra de Deus”, explicou o abade. “A vida monástica é caracterizada pela oração e uma das maneiras de se rezar é pelo canto. A música tem essa capacidade de elevar o espírito, de nos colocar em sintonia com as coisas e com as pessoas e, sobretudo, com Deus.”

Em nome do Colegiado e de todos os servidores do TCM, Dom abade Matthias Tolentino e o mestre do Coro dos Monges, Dom Alexandre Andrade Silva,  receberam uma homenagem entregue pelo presidente Edson Simões e pelos conselheiros Antonio Carlos Caruso, Maurício Faria e Paulo Planet Buarque.

Durante a homenagem, o presidente Edson Simões destacou que “o trabalho dos monges do Mosteiro de São Bento se estende por quatro séculos em prol da educação de São Paulo e do Brasil, da cultura, da divulgação do cristianismo, da arte do canto gregoriano, além do trabalho no campo da filosofia e da teologia.” E continuou: “No século XXI, em plena globalização, além do trabalho humanista e de doutrinação que realiza a Igreja de São Bento e seus abades, eles estão fazendo uma reestruturação do seu ensino no Brasil na medida em que além da filosofia e da teologia dedicam-se atualmente ao ensino do mandarim à comunidade chinesa no Brasil, para facilitar o intercâmbio cultural e comercial com a China – país  com uma população de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes que vem desenvolvendo uma revolução industrial, com produtos vendidos para todo o mundo.  O Largo de São Bento é histórico e tem uma grande importância simbólica para São Paulo e para o Brasil, pois lá naquele local, por exemplo,  Amador Bueno foi aclamado rei,  numa primeira tentativa de independência do Brasil”,  concluiu o presidente.

Em nome do Colegiado e de todos os servidores do Tribunal, o presidente Edson Simões entregou uma homenagem a Dom abade Matthias. “Estamos emocionados com a sua presença e entregamos essa lembrança como nossa gratidão pela celebração da Missa em Ação de Graças nesta Casa”, falou o presidente.

O padre Trevisan recebeu das mãos do conselheiro Antonio Carlos Caruso a oferta dos funcionários, que será revertida para a sua obra que cuida de crianças portadoras do vírus HIV. “Nós agradecemos a grandiosidade do seu trabalho não somente em favor das crianças, mas também do cristianismo, da evangelização e da assistência às pessoas necessitadas, falou o conselheiro Caruso.

Os conselheiros Maurício Faria e Paulo Planet Buarque prestaram homenagem ao mestre do coro do Mosteiro de São Bento, dom Alexandre Andrade Silva. “Foi uma contribuição maravilhosa do coral gregoriano, trazendo uma beleza especial à nossa celebração”, falou o conselheiro Maurício Faria.

Ao fazer um balanço de 2010, o presidente Edson Simões considerou “um ano muito bom. Estamos fazendo a reestruturação física do Tribunal, em um prédio com quase 40 anos de existência, considerado um patrimônio histórico da cidade. “Estamos construindo a nova sede da Escola de Contas, nosso braço pedagógico que treina os servidores municipais para executarem com excelência as suas atividades.”

Desejo que 2011 seja um ano ainda melhor para o Brasil e para a humanidade, com irmandade, solidariedade e desenvolvimento socioeconômico.” 

Para o conselheiro Antonio Carlos Caruso, o ano 2010 foi significativo e trouxe várias mudanças. “Ao nível federal, elegemos uma mulher que com a sensibilidade feminina e o espírito guerreiro característico das mulheres, estará no comando em 2011. Aqui no Tribunal iniciamos a construção da Escola de Contas e demos andamento a algumas mudanças jurídico-administrativas na formatação de novas jurisprudências. Mas quero dizer que foi um ano bom principalmente porque estamos com saúde, que é o primordial na nossa vida. Hoje foi um dia muito especial aqui no TCM, com a presença do abade Dom Matthias Tolentino e  do padre Hewaldo Trevisan, e aproveito para desejar a todos um feliz 2011, com muita saúde, paz, amor e respeito ao próximo.”

O conselheiro Maurício Faria também considerou 2010 um ano positivo, com várias situações de avanço no TCM. “Um dos avanços refere-se ao início da construção do edifício da Escola de Contas, que vai permitir um alcance muito mais amplo das suas atividades”, falou o conselheiro Faria.  Raimundo (Núcleo de Tecnologia da Informação)  agradeceu  pela oportunidade de   mais uma vez estar presente na celebração realizada no TCM.  “É um momento santo, um momento de reflexão, de poder abraçar o amigo e estarmos mais próximos. Desejo um feliz Natal e um 2011 próspero pra todos nós.”

O subsecretário administrativo Wagner Dal Medico falou sobre a alegria de compartilhar  com todos essa missa em Ação de Graças. “O canto gregoriano preparou o ambiente e deixou um clima muito leve  aqui no plenário do Tribunal para que pudéssemos receber as bênçãos de Deus. Meu coração ficou cheio de alegria ao participar dessa missa.”

Também participaram da celebração, o conselheiro aposentado Paulo Planet Buarque e o secretário geral do TCM, Renato Tuma.

Dom abade Matthias, e o padre Trevisan deixaram registradas mensagens de Natal aos servidores do TCM.

Anúncios