A noite de São Paulo já está em intenso sentimento do espírito de Natal. Nossa cidade se prepara para receber Nosso Salvador, Jesus Cristo.

A Prefeitura de São Paulo apresentou a programação e as novidades do Natal Iluminado de 2010. A iniciativa é da própria Prefeitura de São Paulo e da São Paulo Turismo.

detalhe da decoração do palco instalado no meio da Avenida Paulista

Avenida Paulista

A novidade este ano e o tradicional palco de Réveillon, patrocinado pelo Banco do Brasil, que já está decorado para o Natal, formando uma imensa passarela suspensa que atravessa a avenida de ponta a ponta, com 800 metros quadrados – uma verdadeira praça de Natal.

Localizada entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo, a passarela tem iluminação cênica e trilha sonora natalina com mais de 50 elementos de proporções gigantescas, como um Papai Noel deitado, com 8 metros de comprimento, que do alto da avenida acena para todos desejando um Feliz Natal. Bonecos de neve, carrossel, roda-gigante, palhaços, ursos e muitos outros brinquedos complementam a decoração, que se movimenta ao ritmo de conhecidas canções natalinas.

A passarela foi construída pensando na acessibilidade. Os cadeirantes poderão utilizar um elevador para subir e atravessar a avenida. A expectativa é encantar cerca de 2,5 milhões de pessoas até o dia 25 de Dezembro.

O palco tem a presença de bichinhos (elefantinhos, ursinhos etc) que integram o projeto. O palco estará aberto para visitação até o dia 25 de Dezembro, das 10h às 22h.

E mais: 120 árvores da Av. Paulista e 120 árvores no Parque Trianon ganharam decoração especial. A estimativa é de que o Trianon seja visitado por 20 mil pessoas diariamente até o final do ano.

Cerca de 19 personagens imensos e iluminados, como ursos, zebras, girafas, renas e pingüins, decoram os 38 postes da Av. Paulista em toda a sua extensão. Quem passar por lá também vai poder visualizar as estrofes de canções populares como “Noite Feliz” e “Bate o Sino”, exibidas em placas de 1,60 metros, fixadas nos 38 postes ao longo da calçada. Além disso, nos postos, também encontram-se laços de veludo, microlâmpadas e guirlandas.

Árvore da Guarapiranga

A Sabesp presenteou a cidade de São Paulo pelo segundo ano consecutivo com a Árvore de Natal da Guarapiranga. A árvore possui 56 metros de altura – o equivalente a um prédio de 18 andares – e 23 metros de largura. Construída em formato de Pinheiro de Natal, tem iluminação computadorizada e  cobertura com materiais ecologicamente corretos. São usados mais de 800 mil microlâmpadas, 560 strobles e cerca de 2.300 mil metros de flexlights de baixo consumo de energia para a realização de sequenciais de luz, que transformam a noite na Guarapiranga em um verdadeiro espetáculo de Natal.

A cenografia poderá ser apreciada tanto de dia como à noite. A decoração nos tons de azul e dourado exibirá 2.400 m² de festões ecológicos, 500 bolas de 25 e 50 cm. A estrela do topo possui 6 metros e pesa 700 kg. Seu contorno é feito com luzes azuis – 60 strobles de 4 mil w. A montagem foi feita com estrutura metálica locada e todo o material será doado para reutilização.

Ponte Octávio Frias de Oliveira

A Ponte Octávio Frias de Oliveira representa todas as noites, por meio de cinco animações, o “estado de espírito” da cidade, com patrocínio da TV Globo São Paulo e da Telefônica. A população pode escolher em que ritmo a capital está pulsando e como está se sentindo, votando no hotsite da empresa.

Além disso, os internautas podem personalizar um cartão de Natal animado, que poderá ser customizado com a mensagem e as cores da Ponte para enviar via web para quantas pessoas quiser. A decoração de Natal poderá ser vista por mais de 8 mil motoristas por hora (número correspondente à capacidade de tráfego nas duas pistas da ponte).

Mais de 40 mil clusters de LED formam a iluminação especial em forma de Pinheiro gigante, com 138 metros de altura e 70 metros de largura. Parte dos clusters de LED foi instalada no centro e, este ano, também no topo da ponte, para a realização de sequenciais de luz sincronizados com os estais. Esta tecnologia traz uma intensidade luminosa muito superior à de lâmpadas normais, com um consumo de energia cerca de 90% menor, podendo ser vistas a mais de 3 km de distância. Por meio de uma técnica que regula a intensidade das luzes, a árvore brilhará em diversas cores, formando imagens natalinas em movimento.

Árvore do Ibirapuera

Patrocinada pelo Santander, esta árvore tem 68 metros de altura e 30 metros de diâmetro. A primeira novidade é a escolha, pelo voto na internet, do sentimento que cada um quiser ver representado na árvore: Amor (vermelho), Confraternização (amarelo), Solidariedade (azul), Esperança (verde) e Paz (branco). Através de votos por SMS e via internet, o internauta poderá escolher qual deles vai predominar na árvore. O sentimento mais votado vai ter sua cor iluminando a árvore por algum tempo – refletindo os sentimentos da maioria dos paulistanos e de todos que votarem.

Isso, porém, é apenas um dos aspectos ambientalmente responsáveis da Árvore: este ano, ela não utiliza qualquer material descartável em sua decoração, pois os efeitos que encantam a todos serão 100% resultado de efeitos de iluminação, já que a Árvore é toda feita em faixas de LED. Além disso, as 75 toneladas de água de reuso, que são utilizadas para encher as caixas d’água que servem de lastro para a estrutura de 68 metros, serão novamente reaproveitadas.

Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera

A Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera já tem apresentação especial de Natal, com patrocínio do Grupo Pão de Açúcar, e traz especialistas em live performances com sombras, projeções e imagens nas águas.

Com tempo estimado entre 25 e 27 minutos, o espetáculo conta com sequência de 15 temas. Após a formação de estrelas e luzes, surgem os símbolos do Natal e acontecimentos relacionados à data, como a encenação do nascimento de Jesus. Além da fonte, 220 árvores do entorno do Parque do Ibirapuera estão enfeitadas por quatro milhões de lâmpadas. Aproximadamente 200 flashes de LED completam a decoração.

As apresentações acontecem todos os dias às 20h45 e às 21h15. É esperado um público de quatro mil pessoas por dia, superando o número de 80.000 expectadores recebidos na última edição.

Pateo do Collegio e Centro

Fundado 25 de janeiro de 1554, o Pateo do Collegio é um marco da fundação cidade. Durante o mês de Dezembro, o aspecto histórico soma-se à simbologia do Natal com o projeto “Magias e Tradições do Natal”, uma parceria da Associação Comercial e a Nestlé. O Pateo já com iluminação especial, e a Associação Comercial e a Secretaria da Justiça, próximos a ele, receberam sinos, árvores de natal e papais noéis. No centro do prédio encontra-se um grande presépio, uma árvore de Natal de oito metros e uma encenação da tradicional ceia. Esses itens são iluminados e tem suas histórias reveladas durante o Espetáculo Som e Luz, que acontece diversas vezes, das 20h às 22h.
Os Viadutos Santa Ifigênia e do Chá também ganharam vasta decoração com milhares de lampadas iluminando sua estrutura de sustentação. Também as palmeiras do Vale do Anhangabaú ganharam microlâmpadas. Além disso, logo abaixo do viaduto do Chá foi instaladouma pista de patinação no gelo. Todo para contrariar que o natal no Brasil é quente. A sede da Prefeitura de São Paulo também obteve atenção especial: iluminação, papais noéis e uma imensa árvore de natal rodeada de presentes agradam os olhos dos transeuntes.

Pista de patinação no gelo no Vale do Anhangabaú

Ruas e Avenidas

As avenidas Juscelino Kubitscheck, 23 de Maio e a Praça Campo de Bagatelle receberam instalações cenográficas e iluminações natalinas numa parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a São Paulo Turismo e o Bradesco. Um Papai Noel animado de 9 metros de altura se movimenta pela Avenida Juscelino Kubitscheck, simulando um passeio de bicicleta.

Em meio a papais noéis gigantes, bolas, bengalas e caixas de presente, uma iluminada pista de pouso faz referência ao monumento 14 Bis. Na Avenida 23 de Maio, guirlandas fixadas nos postes trazem mensagens de amizade, esperança e união com papais noéis vestidos de bombeiro, carteiro, gari, entre outros. Ainda na mesma avenida, outro Papai Noel de nove metros, animado eletronicamente, cumprimenta os motoristas.

Site oficial do Natal em São Paulo reúne programação

O site do Natal Iluminado da cidade de São Paulo www.cidadedesaopaulo.com/natal estará no ar nesta quarta-feira (1°/12).  A página na internet reúne todo o calendário de Natal da capital paulista, desde as atrações oficiais até a programação do restante da cidade – nos shopping centers, bazares, hotéis, ceias de natal, presépios, pacotes turísticos etc. O site também é interativo e visa contar com a participação da população: os internautas podem enviar mensagens e fotos de Natal.

Confira abaixo o que acontece no Natal Iluminado 2010: 

  • PROJETOS ESPECIAIS

ARCOS DA AV. 23 DE MAIO
Decoração Especial
(Prefeitura de São Paulo)

ÁRVORE DA GUARAPIRANGA
Av. Robert Kennedy, 2800 (em frente à Praça Nicolau Aranha)
Horário: 20 horas
(Patrocínio Sabesp)

ÁRVORE DO IBIRAPUERA
Horário: 20h30
Com show do Pato Fu às 20h50
(Patrocínio Santander)

AV. 23 DE MAIO
Papai Noel, Árvore e Decoração de Postes
(Patrocínio Bradesco)

AV. JUSCELINO KUBITSCHEK (PRÓXIMO AO TÚNEL)
Decoração Especial com Papai Noel Cenográfico
(Patrocínio Bradesco)

AV. PAULISTA
Iluminação de 120 árvores e decoração de 38 postes
(Patrocínio Banco do Brasil)

FONTE MULTIMÍDIA DO IBIRAPUERA
Com iluminação de 200 árvores no entorno do lago
Apresentações: 20h45 e 21h15, diariamente até 6 de janeiro
Duração: 27 minutos
(Patrocínio Pão de Açúcar e Boticário)

PALCO DA AV. PAULISTA
Cenografia especial no palco do Réveillon (entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo) Visitação: de 3 a 25 de dezembro, das 10h às 22h
* acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
(Patrocínio Banco do Brasil)

PATEO DO COLLEGIO
Decoração Especial
“Espetáculo de Som e Luz”
Diariamente até 23 de dezembro
Horário: das 20h às 22h
(Patrocínio Associação Comercial de São Paulo e Nestlé)

PARQUE DO POVO
Iluminação e decoração de 70 árvores
(Patrocínio Santander)

PARQUE TRIANON
Decoração e Iluminação de 120 árvores
(Patrocínio Banco do Brasil)

PASSARELA MIGUEL REALE (AV. CIDADE JARDIM)
Decoração Especial
(Prefeitura de São Paulo)

PONTE OCTÁVIO FRIAS DE OLIVEIRA (ESTAIADA)
Iluminação e decoração especial da ponte
(Patrocínio Telefonica e TV Globo São Paulo)

PRAÇA CAMPO DE BAGATELLE
Instalações Cenográficas e Iluminação
(Patrocínio Bradesco)

PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO
Decoração Especial
(Prefeitura de São Paulo)

PREFEITURA DE SÃO PAULO (EDIFÍCIO MATARAZZO)
Decoração interna e externa
(Prefeitura de São Paulo)

TERMINAL MERCADO (PARQUE DOM PEDRO)
Decoração Especial
(Prefeitura de São Paulo)

VALE DO ANHANGABAÚ
Iluminação das Palmeiras e Pista de Patinação no Gelo
(Prefeitura de São Paulo)

VIADUTO DO CHÁ
Decoração e Iluminação dos Postes do Viaduto do Chá
(Prefeitura de São Paulo)

VIADUTO SANTA IFIGÊNIA
Decoração Especial
(Prefeitura de São Paulo)

Anúncios