Casa de Dona Marieta Teixeira de Carvalho

Desenho da fachada da casa de Dona Marieta

Quem passa na Rua Florêncio de Abreu observa a existência de um belo casarão. Trata-se de uma das mais antigas edificações existentes no Centro da cidade: A casa de Dona Marieta Teixeira de Carvalho.

O prédio tombado pelo condephaat é de muitíssima importância para a cidade de São Paulo por ser o último remanescente do Século XIX na região. Construída no ano de 1878, pertenceu ao Senador Carlos Teixeira de Carvalho. Após a morte deste, sua filha Marieta Teixeira de Carvalho passou a cuidar da residência até sua morte  em 1975, com a idade de 92 anos.

Hoje, o imóvel pertence ao Mosteiro de São Bento.  

Passando por obras de restauro, o imóvel irá abrigar o Centro Cultural do Mosteiro, com salas de exposições (itinerantes e permanentes), sala para recitais e concertos e sala de conferências.

No processo de restauro foram encontrados medalhões nas paredes da sala de jantar com motivos campestres e frutas do Brasil. A responsável foi  a restauradora Nilva Calixto. Também a antiga senzala, com apenas um metro e meio de altura, já encontra-se totalmente restaurada.

Embora o segundo piso ainda não tenha sido restaurado, suas paredes de taipa francesa vem atraindo estudantes de arquitetura interessados em conhecer a técnica. É a única casa em taipa francesa que restou em São Paulo.

Anúncios