Uma noite medieval pela vida

Projeto no país mais pobre das Antilhas tem a Primeira Dama da Republica Francesa Srª Carla Bruni-Sarkozy como madrinha de honra

Pouco mais de oito meses após o grande desastre do terremoto que devastou Porto Príncipe, capital do Haiti, não cessam as ajudas dos diversos países. Mas ainda é pouco. Há muito o que fazer.

No ano de 2008 teve início uma parceria de amizade e cooperação franco-brasileira, em prol do Haiti. Erá o ano da França no Brasil. Na ocasião, a primeira dama francesa Carla Bruni-Sarkozy esteve presente na cidade de São Paulo. Com a situação atual do país mais pobra da América Latina, foi organizado pelo Consulado Geral da França em São Paulo e pelo Mosteiro de São Bento de São Paulo um evento solidário em prol do Haiti, ocorrido na noite de Quarta-Feira, 22de Setembro de 2010.

O evento teve a presença do grupo musical Eia! do Museu Nacional de Cluny, Paris, que se apresentou maravilhosamente para um seleto público de 700 pessoas na Basílica de Nossa Senhora da Assunção (Mosteiro). As peças dos Séculos XII, XIII, XIV e XV chamaram a atenção pela beleza, vivacidade e por serem as raízes da música dita clássica. 

Na sequência foi servido um jantar medieval – para um número reduzido de 200 pessoas, no refeitório do Mosteiro – tendo como prato principal javali e faisão. A ornamentação do local foi tipicamente medieval com tapeçarias e utensílios do medievo. Também os servidores estiveram a caráter: Damas e cavalheiros cruzavam o salão com os pratos e bebidas. uma corneta anunciava a entrada de cada prato no recinto.

Segundo a consulesa francesa Cristina Itté – idealizadora do projeto – “o lugar mais próximo do medieval da capital paulista é o Mosteiro de São Bento. Foi um dos momentos mais raros da música da Idade Média na cidade”.

O evento teve a presença do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, do Prefeito Gilberto Kassab, Rosangela Lyra, dentre outras personalidades da sociedade paulistana. Contou ainda com a presença do mecenato: BNP (Banque Nationale de Paris), Accor, Maison Chandon. Câmara de Comércio Brasil-França e Air France. O abade do Mosteiro de São Bento, Dom Mathias Tolentino Braga lembrou que “o Mosteiro, como parte da Igreja, sempre esteve presente nos grandes eventos em favor da vida.”

Toda verba arrecadada – cerca de R$ 100 mil – será revertida para dois projetos de cooperação franco-brasileiros no Haiti: no Hospital Charles Colimon, de Petite-Rivière, para um banco de leite materno, que tem  total apoio de Carla Bruni-Sarcozy; e para o projeto mantido em cooperação entre a ABC (Agência Brasileira de Cooperação) e a AFD (Agence Française de Développement) que contribui com a melhoria das condições de saneamento básico no bairro Baillergeau, de Porto Príncipe.

Todos que compareceram ao evento realizado no Mosteiro de São Bento, manifestaram solidariedade com o povo haitiano, tão dolorosamente atingido com o terremoto ocorrido em janeiro de 2010. Nas palavras do Cônsul Geral da França, Silvain Itté –  “Gostaríamos de dizer a todos os haitianos que estamos ao lado deles, afirmamos assim, que podem contar com a nossa solicitude e com o nosso apoio.”

Ir. João Baptista Barbosa Neto, OSB

Anúncios