As Bibliotecas sempre nos fascinam. lugares repletos de uma mística sem igual. São lugares onde se guardam segredos, histórias fantásticas e sabedoria.

Quando se fala em belas bibliotecas, nossa mente nod remete aos mosteiros europeus. Nos esquecemos que bem próximo a nós temos uma tradição livresca e, por isso, construímos também os templos para se gardar os livros, as bibliotecas.

Tem início a séria sobre as mais belas e importantes bibliotecas do Brasil e de Portugal. Algumas são bem antigas, outras são novas e modernas. Mas ambas revelam a importância para a cultura e o saber.

BIBLIOTECA NACIONAL (BRASIL)

Considerada uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina, possui cerca de  nove milhões de itens.

Sua História remete à Portugal. A biblioteca foi a antiga livraria particular do rei  D. José. Foi criada  para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, destruída durante terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.


A vinda da Real Biblioteca ao Brasil está ligada à fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, quando da invasão de Portugal pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.

A Biblioteca Nacional tem como fundador D. João VI, Rei de Portugal e do Brasil. A dificação atual é do início do Século XX e está localizada no Cento do Rio de Janeiro.

Anúncios