PSICOCINE – A Psicologia do Cinema – 12 Anos
Apresenta a Palestra

INVENÇÕES AMOROSAS
Odisséias contemporâneas

Sábado, 28 Agosto 2010, 16h00
Com Patrícia Badari – Psicanalista Lacaniana
Mestre em Psicologia Clínica – PUC-SP


 Um pequeno movimento de corpo, um detalhe no olhar, o mexer dos lábios, um sorriso. Amores instantâneos, infernais ou singelas cartas de amor. Encontros e desencontros, diversos modos de amar e pequenas invenções.
Eis o amor. E o que de inédito pode advir após um imprevisto que desordena todos os pactos silenciosos que podem constituir a relação de um homem e uma mulher?
Se há uma inconsistência e um inominável em todo encontro, e mesmo que se ame “só o trivial do momento”, de toda forma, é possível escrever um amor. Tecer palavras delicadamente articuladas – uma espécie de composição poética que singulariza cada relação amorosa e a torna única.
Esta é a arte de amar. Amar sem uma regra, sem uma espécie. Amar por amar.
 
Informações Gerais: Palestra inspirada em pesquisa de mestrado sobre o amor na contemporaneidade, subjetividade e cinema.

Filmes Comentados: “Amores Possíveis” (Sandra Werneck), “Eu sei que vou te amar” (Arnaldo Jabor), “Herencia” (Paula Hernandéz), “Fatal” (Isabel Coixet), “Uma relação pornográfica” (Frédéric Fonteyne), “2046” (Wong Kar Wai) e “Da vida das marionetes” (Ingmar Bergman).

Referências: Lacan, poesia, literatura, música, cinema, amores…

Docente: Patrícia Badari – Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Coordenador: Henrique Marcusso – Psicólogo – PUC-SP

Taxa: R$ 60,00. Descontos para Estudantes e Profissionais das Áreas de Áudio-Visual e Artes-Dramáticas. Aula incluída no curso “Epifanias do Desejo”.

Data: Sábado, 28 Agosto, das 16 às 19h. Reservas: Até 25 de agosto. Local: Rua Áurea, 77. V. Mariana. Entre Metrô Ana Rosa e Ibirapuera.

Realização:
Borboleta Violeta Estúdio – Cursos Culturais
Arte – Idiomas – Cinema – Psicologia

E-mail: hmarcusso@yahoo.com
Blog: http://cinepsicologia.blogspot.com/
Tel: 5572 8837

Anúncios