Um segmento comprometido

O Evangelho deste 13º Domingo do Tempo Comum (Lc 9,51-62), vem nos mostrar que para sermos discípulos de Jesus, precisamos ter consciência das exigências necessárias a esse seguimento.

Vemos no início do Evangelho que Jesus “toma a firme decisão de partir para Jerusalém” (Lc 9,51), pois sabia que o momento de sua glorificação estava próximo, e envia mensageiros para que anunciem sua chegada (cf. Lc 9,52).  Ora, vemos que um povoado de samaritanos não acolhe Jesus e seus discípulos, pois como sabemos, Judeus e Samaritanos eram inimigos de longa data, devido ao problema do culto que era prestado no Templo de Jerusalém e no Monte Garizim; Os Judeus diziam que Deus deveria ser adorado no Templo de Jerusalém, enquanto os Samaritanos defendiam a tese de que o culto verdadeiro era o que era prestado no Monte Garizim; “Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.” (Jo 4,20) mas, o que mais nos espanta neste relato, é a reação dos dois irmãos que querem mandar fogo do céu para consumir a cidade que se renegou a hospedar o senhor.

Muitas vezes em nossa vida, gostaríamos de ter esta mesma atitude quando muitos se renegam a aceitar a Palavra que anunciamos, e nos esquecemos, assim como os dois apóstolos, de que o caminho de Jesus exige renúncia, sofrimento e rejeição. Mandar fogo do céu, era uma das atitudes esperadas por aqueles que queriam um Messias que viria libertar Israel com a Espada e a guerra. Mas, como vemos, a libertação oferecida por Jesus consiste em seguir o seu caminho, carregando a cruz de cada dia e vivenciando sua Palavra.

Os exemplos de vocações que nos são oferecidos no Evangelho, vem nos alertar que, seguir Jesus é vivenciar o seu projeto, abdicando de tudo aquilo que possa nos afastar da missão e da pessoa do Mestre. Esse compromisso deve ser assumido não só por aqueles que optam pela vida religiosa ou sacerdotal, mas é antes de mais nada, um compromisso de todo cristão que muitas vezes em sua vida precisa fazer escolhas que o colocam entre o mundo e o seguimento de Jesus.

Que o Senhor nos dê a graça da perseverança para sermos sempre fiéis no seguimento de seu Evangelho. Amém!

Ir. Lourenço Palata Viola, OSB

——————————————————————————————————————————————

APRESENTAÇÃO CULTURAL NO TEATRO DE SÃO BENTO

Domingo, 27 de Junho de 2010 o Canto D’Arte Madrigal fará uma apresentação no Teatro de São Bento. O evento ocorrerá às 11:30h e tem Entrada Franca.           

Anúncios