“Profanaram o Templo do Senhor”

O que no passado foram igrejas, agora são…

“E a moda ta pegando…” O que um dia foram igrejas, templos da grorificação do nome de Deus, deram espaço para bares, boites, livrarias e hotéis. Pois bem, a moda tá pegando na Europa. com a secularização e o aumento do ateísmo, se tornou difícil para as igrejas européias, se manterem. Algumas acabaram fechando suas portas pela ausência de fiéis. Consequentemente, são vendidas e os projetos para a “revitalização do templo” são diversos. No passado viravam museus. hoje…

Veja alguns dos projetos:

Empreendedor transforma igreja em clube noturno

Ambiente combina arquitetura moderna com gótica

A Igreja agora é um clube noturno

O empreendedor belga Franseco Ravo resolveu renovar o espaço de uma antiga igreja anglicana e a transformou em um clube noturno. Ravo comprou a igreja em Bruxelas, na Bélgica, e transformou o histórico monumento em seu novo negócio, o clube noturno batizado de Spirito – Martino. Para isso, contratou a empresa Puresang Design Studio e iniciou o projeto que combinou a arquitetura gótica com noções contemporâneas do design e da arquitetura.

Depois de meses de reformas e revitalizações, o empreendimento foi inaugurado em dezembro do ano passado. O espaço possui três bares com cinco lounges diferentes, além de uma sala privativa para convidados. Os bares servem bebidas de vários tipos, desde cervejas e refrigerantes até champagnes. Há também espaço para bandas ou um DJ. Vários elementos da arquitetura da igreja foram mantidos, como os arcos, colunas e os tetos altos, além dos grandes candelabros que foram devidamente reformados e revitalizados. Os elementos foram combinados com móveis com estilo vitoriano feitos em couro ou tecido velouté.

Todo o projeto foi desenvolvido e executado pelos designers da Puresang. A empresa foi fundada por Will Erens em maio de 2003. Seu principal escritório fica na Antuérpia, na Bélgica, e a empresa mantém um segundo escritório em Barcelona, na Espanha. A especialização é o design e arquitetura de lojas, bares e hotéis, mas o estúdio também elabora identidade visual para produtos.

Esta matéria é da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. para ver mais fotos do que um dia foi uma igrejas acesse o site:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI149562-17180,00-EMPREENDEDOR+TRANSFORMA+IGREJA+EM+CLUBE+NOTURNO.html

Arquitetos holandeses transformam igreja em livraria

A igreja Dominicana se tornou uma livraria

A empresa holandesa de arquitetura Merkx + Girod assumiu o projeto de revitalizar e transformar em uma livraria uma antiga igreja dominicana em Maastricht, na Holanda, que foi chamada de Boekhandel Selexyz Dominicanen. Para manter as características da igreja e, ao mesmo tempo, proporcionar um espaço comercial, os arquitetos adotaram a simples ideia de erguer uma estrutura preta de ferro de um lado da nave, em que os livros são armazenados. Do lado oposto, há apenas alguns stands baixos com exemplares de diversos títulos. Há ainda uma seção para café e socialização no final do corredor. O projeto garantiu a vitória do prêmio Lensvelt de Architect Interior, cujos juízes disseram-se impressionados com a simples solução espacial, além da iluminação, que a empresa conseguiu obter.

O Merkx + Girod é a empresa de arquitetura e design de interiores dos arquitetos Patrice Girod e Evelyne Merkx, fundado em 1990. Localizado em Amsterdã, o empreendimento emprega 30 pessoas e possui um estúdio próprio de modelagem para montar, em escala, qualquer projeto para o qual tenha sido contratada. 

Matéria também da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Veja mais fotos:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI150020-17180,00-ARQUITETOS+HOLANDESES+TRANSFORMAM+IGREJA+EM+LIVRARIA.html

Convento do Carmo de Salvador vira Hotel de Luxo

O que no passado foi uma capela se tornou um restaurante de hotel

Não precisamos mencionar apenas a Europa nestes projetos. O Brasil também adotou a nova tendência. Em Salvador, bem no Pelourinho – emblema histórico da capital – encontramos o  Pestana Convento do Carmo. A contrução histórica que começou a ser erguida em 1586, pela Ordem Primeira dos Frades Carmelitas e ao longo dos séculos foi palco de grandes acontecimentos da história do Brasil. O local não tem mais carmelitas. Hoje é  o primeiro hotel histórico de luxo do país. Segundo informações do próprio hotel, “a arquitetura marcante do Convento combinada com o mobiliário e obras de arte, compõem uma atmosfera de charme e requinte, presente desde o primeiro contato do hóspede, em sua recepção imponente. A sofisticação dos serviços garante uma experiência inesquecível”.

Onde iremos parar?

Anúncios