Neste 4º domingo da Páscoa, a Liturgia nos coloca a imagem do Bom Pastor; Cristo que nos acolhe e nos conduz aos verdes prados. Também neste dia a Igreja nos convida a dedicarmos nossas Orações pela santificação das Vocações Sacerdotais e Religiosas, pedindo ao Bom Pastor que envie mais pastores para seu rebanho, e ainda mais, que santifique aqueles pastores que já se dedicam a tão árduo ministério.

A figura do pastor já se faz presente desde o Antigo Testamento; muitas são as passagens onde Deus se diz o Pastor de seu povo, aquele que guiaria Israel e o conduziria com a sua mão. Todos sabemos a íntima relação que se dá entre as ovelhas e o pastor, e isso nos fica mais claro quando ouvimos o próprio Jesus dizer: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo. 10, 27); o simples fato de ouvir a voz do pastor já desperta nas ovelhas o sentido de seguimento.

Nós somos as ovelhas de Cristo! É a cada um de nós que ele chama pelo nome e nos guia nos caminhos mais seguros, para que nenhum mal nos possa atacar. O amor do Pastor é tão grande por cada uma de suas ovelhas que Ele dá a sua vida para que elas possam, por meio Dele receber a vida eterna que ninguém jamais lhes poderá tirar: “Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão” (Jo. 10, 28). Rezemos neste dia, para que cada um de nós ouvindo a voz do pastor, saibamos responder-lhe com o nosso sim amoroso e segui-lo pelos caminhos seguros que nos conduzem a vida eterna; rezemos também por todos os Sacerdotes e Religiosos, para que saibam amar a Cristo com um amor que se manifesta em Fidelidade e doação para com cada uma das ovelhas do grande rebanho do Bom Pastor Ressuscitado:

Senhor Jesus, pastor eterno das almas e Reis dos corações, que na cruz derramastes vosso sangue para a salvação de todo o Universo e Glorioso ressuscitastes para que por sua vitória todos nós recebêssemos a vida eterna; prostrados aos vossos pés suplicamos humildemente: tende piedade de cada um de nós. Reacendei nos corações dos sacerdotes e de todos os membros da Igreja o fogo do vosso amor; que todos sejamos testemunhos vivos de vossa presença no mundo. Ressuscitado vives no meio de nós e se dá como alimento para que em Vós encontremos a fonte da vida que jorra incessantemente de vosso coração; Fazei que todas as ovelhas formem um só rebanho pertencente ao único e eterno Pastor que sois Vós, nosso Deus e Senhor. Amém!

Que Jesus abençoe nossas vidas e nos dê verdadeiros e santos sacerdotes segundo o seu Coração!

Ir. Lourenço Palata Viola, OSB

Anúncios