Charles Sanders Peirce foi o fundador do Pragmatismo e da ciência dos signos, a semiótica. Além de filósofo era matemático, físico e astrônomo.

As áreas pelas quais é mais conhecido, e às quais dedicou grande parte de sua vida e estudos, são a lógica e Filosofia. Propôs aplicar nesta última os métodos de observação, hipótese e experimentação a fim de aproximá-la mais das características de  ciência.

Peirce concebia a Lógica dentro do campo do que ele chamava de teoria geral dos  signos ou semiótica. Os últimos 30 anos de sua vida foram dedicados a estudos acerca da semiótica, para Peirce um sistema de lógica. Produziu cerca de 80.000 manuscritos durante a vida, sendo que apenas12.000 páginas foram publicadas.

Sua teoria se baseia nas chamadas Categorias. Peirce apresenta três tipos de experiência, mais conhecidas como categorias. Estas significam três modos de experiência, ou três modos de aparecer o fenômeno.

As categorias, em relação aos fenômenos, podem ser resumidas em três verbos, que bem as definem. A Primeiridade corresponder a ver, a Segundidade a atentar para e a Terceiridade equivale a generalizar.

em seguida apresentamos a apresenta;’ao do volume  I dos Collected Papers of Charles Sanders Peirce, em inglês. A obra completa totaliza quase 3000 páginas de textos, em 8 volumes.  A referência para citação é Peirce, Charles S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce, Vols. I-VIII, Charles Hartshorne, Paul Weiss, and Arthur Burks, eds.,
Harvard University Press, 1931-58.

“Volumes 1-VI of the Collected Papers of Charles Sanders Peirce are being reissued in response to a growing interest in Peirce’s thought – a development that was prophesied by John Dewey when he reviewed the first volume of these papers on their appearance in 1931. Writing in The New Republic, Mr. Dewey said, “Nothing much will happen in philosophy as long as a main object among philosophers is defense of some formulated historical position. I do not know of any other thinker more calculated than Peirce to give emancipation from the intellectual fortifications of the past and to arouse a fresh imagination.”

Originally published as six separate volumes, the Peirce papers appear in the new Belknap Press edition in three handsome books of two volumes each. The content is identical with that of the original edition: Volume I, Principles of Philosophy; Volume II, Elements of Logic; Volume III, Exact Logic; Volume IV, The Simplest Mathematics; Volume V, Pragmatism and Pragmaticism; Volume VI, Scientific Metaphysics.

This republication presents the seminal concepts of a writer described in John Dewey’s article as “the most original philosophical mind this country has produced.”

Conheça o Centro de Estudos do Pragmatismo da PUC – SP: www.pucsp.br/pos/filosofia/Pragmatismo

Anúncios