Dr. Evaristo Eduardo de Miranda que profere palestra no Mosteiro de São Bento de SãoPaulo, dia 10 de Maio de 2010, com o tema: “Corpo Território do Sagrado: uma utopia Judaica e Cristã”, é natural de São Paulo, SP. Graduou-se pelo Institut Supérieur d`Agriculture Rhône Alpes, de Lyon, França. Tem Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier, França e uma centena de trabalhos técnicos e científicos publicados no Brasil e exterior. É autor de 25 livros. Professor-orientador, credenciado em mestrados da USP e da UNICAMP, é membro da Diretoria do Instituto Ciência e Fé. Trabalha com desenvolvimento sustentável e em suas pesquisas sobre gestão territorial do agronegócio busca conciliar proteção ambiental e produção agrícola.

Foi consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio-92, e presta assessoria para FAPESP, FAO, UNESCO, Banco Mundial, OEA e outras entidades nacionais e internacionais. É consultor da Presidência da República, do Gabinete de Segurança Institucional – GSI/PR e assessor da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional – CREDEN e da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal. Publica em revistas e jornais como a National Geographic, Terra da Gente, A Tribuna, Jornal da Universidade, O Estado de São Paulo etc. Há sete anos atua em programa semanal sobre o agronegócio da EPTV/Globo.

Na Embrapa Monitoramento por Satélite supervisionou a Área de Comunicação e Negócios e foi Chefe Geral da Unidade nas Gestões 1989-1991 e 2005-2009. Hoje lidera, entre outros projetos: Monitoramento Orbital das Obras do PAC e de seus impactos, Sustentabilidade Agrícola na Amazônia e Monitoramento da Infra-estrutura Crítica da Agroenergia, além de gerenciar diversos contratos. Entre prêmios e condecorações recebeu: a Ordem do Rio Branco, a Ordem do Mérito Militar, o prêmio Abril de Jornalismo, a Medalha do Pacificador e o Prêmio Newton Freire-Maia.

Assita em seguida a entrevista dada por Evaristo Eduardo de Miranda a Jô Soares.

Anúncios