O Mosteiro de São Bento, de Sorocaba, completa nesta quarta-feira, 21 de abril, 350 anos de existência. Nessa mesma data, em 1660, o capitão Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, doou terras, animais e escravos, além de uma igrejinha que construíra, para que os beneditinos se mudassem para o povoado e ali oferecessem educação e assistência religiosa à população.

 

Os monges assumiram as propriedades e, poucos anos depois, davam início à instalação do mosteiro, que funciona ininterruptamente desde então. 

Para comemorar os 350 anos do conjunto arquitetônico mais antigo de Sorocaba, o Cruzeiro do Sul circulará nesta quarta-feira (20) com um caderno especial, em que os leitores conhecerão um pouco da história e da importância desse patrimônio histórico, arquitetônico, religioso e cultural. 

O mosteiro é também tema de um vídeo especialmente produzido com a moderna tecnologia do HDV (vídeo de alta definição) pela equipe do Projeto Memória da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), com imagens de José Carlos Fineis e edição de Ednilson Jodar Lopes.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios