B o r b o l e t a  V i o l e t a   E s t ú d i o
apresenta
PSICOCINE: A PSICOLOGIA DO CINEMA
 
POTÊNCIAS DO EFÊMERO II
Reflexões sobre o Amor, a Vida e o Sentido

Este curso – em 4 aulas sobre a Psicologia do Cinema – visa discutir 2 filmes do aclamado diretor Franco-Canadense Denys Arcand, cujos personagens se reencontram após um longo lapso de tempo (17 anos).
 
São histórias sobre amor, desejo, sexo, amizade e cumplicidade. Obviamente, há também a dúvida diante das questões essenciais da Vida e da Morte. São questões retomadas e reavaliadas ao longo de quase 2 décadas, entre o primeiro e o segundo filme. Obra única, momento único, talvez apenas comparáveis ao ciclo Doinel de Truffaut.
 
Nossa reflexão se pautará sobre o embate central entre as forças constitutivas da Vida:  A relação entre o Eterno e o Efêmero. A vida como resultado do confronto entre dois vértices. De um lado, as formas constantes, cristalizadas, reproduzíveis e algo mortas. No extremo oposto, a produção de modos existenciais transitórios, mutáveis, intempestivos, singulares e criativos.
Neste jogo de forças ativas e reativas, ainda buscamos o sentido da vida, sem darmos conta de que o efêmero porta consigo a potência do novo e da transvaloração dos valores.
 
Filmes:
DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO (1986)
INVASÕES BÁRBARAS (2003)
Direção.: Denys Arcand

——————————————————–
De 31 Março a 28 Abril 2010
Quartas-feiras das 19h30 às 22h30
 
Preço: R$ 200,00
50% desconto pra estudantes.
 
Docente: Henrique Marcusso – Psicólogo PUC-SP
Local: Borboleta Violeta Estúdio – Cursos Culturais
R. Áurea, 77. V. Mariana. Metrô Ana Rosa.
 —————————————————–
http://cinepsicologia.blogspot.com
hmarcusso@yahoo.com
Tel: 5572 8837

Anúncios