São muitas as perguntas que fazem aos monges. mas a pergunta mais intrigante é esta: “O que é um monge?”

Monge é aquele que vive em Deus ou em busca do Divino. alguns vivem em comunidades, outros sozinhos em eremitérios. Os que vivem em comunidades, são chamados de cenobitas. Tais comunidades se organizam numa habitação chamada mosteiro. O mosteiro é como uma pequena cidade, onde todos oferecem seu trabalho para o bom andamento da vida, dos bens. Os monges sempre seguem uma regra. A mais famosa é a Regra de São Bento. Por meio dela se organizam as funções da comunidade. Cada um doa a comunidade seu dom. Se todos assim o fizerem, viverão em hármonia.

O silêncio, o estudo e a oração fazem parte do cotidiano do monge. O silêncio ajuda-nos a escutar nosso interior. A “lectio divina” (meditação das sagradas escrituras) nos faz conhecer a Verdade. Estes dois nos impulsiona ao contato intimo com Deus, à oração.

A divisa dos Monges Beneditinos é “ORA ET LABORA” (oração e trabalho). Seu dia é pautado por estes dois elementos. Mas o que faz o monge ser verdadeiramente monge é a prática evangélica, a união com Deus.

No vídeo que segue, você conhecerá um pouco sobre a vida dos monges por trás dos muros dos mosteiros de São Paulo. A claurura, a rotina, a relação com a família e os amigos. É uma Reportagem especial para o Jornal da Noite, da TV Bandeirantes.

Anúncios