Por Ir. João Baptista Barbosa Neto, OSB

Muitas pessoas chegam ao Mosteiro de São Bento de São Paulo para conhecerem o canto gregoriano entoado pelos monges. As missas de Domingo sempre estão lotadas.

Na Áustria acontece algo semelhante, mas de maior magnitude. O famoso Mosteiro Beneditino Cisterciense da Santa Cruz está situado nos arredores de Viena. O Mosteiro é um dos pontos mais importantes de peregrinação do mundo católico. Por ano, cerca de 170 000 fiéis visitam o local, a fim de adorar uma relíquia da cruz onde supostamente morreu Jesus Cristo. No entanto, chegam ao mosteiro turistas com outros objetivos. Eles vêm em busca do canto gregoriano – que sempre foi preservado na abadia. O fato é que os monges ali residentes se tornaram famosos após um concurso de música postado pelo site de imagens YOU TUBE.

Os monges enviaram seu vídeo, e num único dia milhares de pessoas o assistiram. Isso chamou atenção das gravadoras. Porém, os monges tinham que correr em busca, não de fama, mas pessoas para Cristo. No início do ano de 2009, o monge responsável por este diálogo, Karl Wallner, enviou um e-mail ao diretor da Universal Classics, Tom Lewis, contendo o link de uma apresentação postada no YouTube. Nela, o grupo de religiosos cantava para o Papa Bento XVI. Lewis contatou Wallner, e um contrato foi fechado. Os monges ganham 1 euro por disco vendido.

O CD CHANT MUSIC FOR PARADISE se tournou um grande sucesso não apenas na Áustria, mas no mundo inteiro. Alcançou o sétimo lugar na parada geral inglesa, desbancando Amy Winehouse e Madonna. Nos Estados Unidos esteve em primeiro lugar na lista de mais vendidos das gravações eruditas. Karl Wallner explica que o sucesso esté na busca infindável das pessoas pela tranquilidade, e o mais importante: esta tranquilidade em Deus. Chant Music for Paradise vendeu mais 260 000 unidades. O dinheiro, segundo Wallner, será aplicado na formação de futuros monges, que como vemos por meio de fotografias e vídeos, é um mosteiro bem povoado.

No entanto, o canto gregoriano dos monges austríacos não são ouvidos apenas nas rádios ou nos aparelhos de som, em casa. Entrou definitivamente para cultura pop. É possível encontrar trechos de cantos em alguns grupos de música eletrônica e até mesmo o videogame Halo se apropriou deles para sua trilha sonora.

O Canto gregoriano é parte constitutiva da vida do Monge. quem o escuta, não ouve apenas a música, mas ouve, sobretudo, a Sagrada Escritura. É  a própria Palavra de Deus que é o centro do canto gregoriano, e é esta que tocará o caração das pessoas.

Se muitas pessoas chegam em nossa Basílica, em São Paulo para ver e escutar o Canto Gregoriano – alguns por curiosidade, outros em busca de paz e tranquilidade –  é devido não acharem respostas no mundo. O mundo tem muita coisa a oferecer. Nós, porém ouro e prata não temos. Mas o que temos, vos damos: Jesus Cristo.

Anúncios