O projeto Arte-Espiritualidade é uma iniciativa dos três artistas contemporâneos José Spaniol, Marco Giannotti e Dom Carlos Eduardo Uchôa, OSB. Juntos, pensaram em desenvolver uma mostra tratando da espiritualidade com um foco atual, dentro de um espaço inusitado para uma mostra deste tipo, porém muito integrado a paisagem paulistana, que é o Mosteiro São Bento.

O Mosteiro é um edifício que marca a História dos paulistanos, e se impõe pela beleza de seu conjunto arquitetônico e artístico. Foi fundado, em 1598, pelo monge vicentino radicado na Bahia, Frei Mauro Teixeira, que construiu uma primeira capela no local até hoje ocupado pelos beneditinos. O Mosteiro de São Bento, Abadia de Nossa Senhora da Assunção, acompanhou a História espiritual, cultural e urbanistica da cidade de São Paulo, sendo hoje um marco histórico e uma presença atuante entre o povo paulista. Em 2007, inclusive, hospedou o Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil.

Nessa mostra os artistas José Spaniol, Marco Giannotti e Carlos Eduardo Uchôa pretendem desenvolver projetos específicos para o Mosteiro e ocupar espaços distintos do prédio, proporcionando, ao público, não só a oportunidade de visitar a mostra, mas, também, a de entrar em uma parte privada do Mosteiro.
A exposição pretende ocupar todos os três andares, se esparramando pelas suas salas, Teatro, corredores, Biblioteca, Capela e outros espaços. Assim, as pessoas, ao percorrerem a mostra dentro desses espaços, poderão sentir a o estranhamento de vê-los ocupados por trabalhos contemporâneos de vídeo, pintura, escultura e fotografia.
Com isso, a idéia principal do projeto Arte- Espiritualidade é a de abrir ao público a discussão da arte como um meio de contato com a espiritualidade assim como o de retomar o diálogo com a religião que, por durante vários momentos da História mundial da Arte, propiciou o desenvolvimento de pesquisas imagéticas e foi um precursor da arte.
Além disso, a exposição proporcionará ao público em geral, gratuitamente, um contato inédito com o Mosteiro São Bento que possui, em suas dependências, um Colégio centenário  atuante e a Faculdade de Filosofia e Teologia de São Bento, a 1ª Faculdade de Filosofia da América Latina.

Local: Mosteiro de São Bento de São Paulo (Largo de São Bento, s/n, tel: (11)3328-8799

Data: abertura 25 de Janeiro de 2010; de Terça a Sexta-feira das 13:00 às 17:00h, Sábado e Domingo das 10:00 às 17:00h; até 21 de Fevereiro de 2010.

Entrada Franca

Anúncios